Braga: a partir de hoje, doentes têm de ligar para o SNS24, antes de irem à urgência

17 de Dezembro 2024

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS Braga) junta-se hoje ao projeto nacional ‘Ligue Antes, Salve Vidas’, que visa melhorar a orientação e segurança dos doentes, garantindo que cada caso clínico é tratado no local mais adequado. A iniciativa, integrada no Plano de Inverno da ULS Braga, procura dar uma resposta à habitual sobrecarga sazonal do Serviço de Urgência (SU).

O projeto incentiva os doentes a contactarem previamente a linha SNS 24 (808 24 24 24) antes de recorrerem aos serviços de saúde, seja nos Cuidados de Saúde Primários ou no Serviço de Urgência. “Esta abordagem pretende reduzir o número de atendimentos não urgentes, que tradicionalmente representam cerca de 40% dos episódios no SU, permitindo maior disponibilidade para os casos efetivamente graves”, afirma Joana Alves, Diretora do Serviço de Urgência da ULS Braga.

“Orientar cada doente para o local certo é essencial. Assim, podemos utilizar melhor os recursos e garantir respostas mais rápidas e eficazes para os doentes urgentes”, explica Rui Macedo, Diretor Clínico para os Cuidados de Saúde Primários da ULS Braga.

Após o contacto com o SNS24, os doentes poderão ser orientados para ficar em autocuidados, para uma consulta agendada nos Cuidados de Saúde Primários, no próprio dia ou no dia seguinte, para o Serviço de Urgência ou, em última instância, para um dos Centros de Atendimento Clínico, na Póvoa de Lanhoso ou Vila Verde, consoante a gravidade do seu estado clínico.

“Esta iniciativa vem otimizar os cuidados de saúde, respeitando a gravidade de cada caso e reforçando a confiança dos doentes no sistema”, acrescenta Rui Macedo. A adesão ao projeto ‘Ligue Antes, Salve Vidas’ contempla mais de 200 vagas diárias nos CSP com marcação direta pela Linha SNS24.

NR/PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ADSE aumenta reembolsos pelas consultas e revê preços em 2025

A ADSE avançou com mudanças para dar mais benefícios em 2025, nomeadamente um limite aos custos suportados com cirurgias no regime convencionado, um aumento dos reembolsos pagos pelas consultas no regime livre e a revisão de alguns preços.

MAIS LIDAS

Share This