Governo da Madeira em gestão aprova transferência de 326 mil euros para o Serviço de Saúde

10 de Janeiro 2025

O Governo Regional da Madeira, em gestão, autorizou hoje a transferência de 326 mil euros para o Serviço de Saúde da Região Autónoma (Sesaram) no âmbito das atividades a realizar em 2025.

O contrato-programa foi aprovado na reunião do Conselho do Governo Regional minoritário do PSD, liderado por Miguel Albuquerque, que decorreu no Funchal, e tem por objeto a “definição e quantificação das atividades” a realizar pelo Sesaram e das “contrapartidas financeiras a auferir em função dos resultados obtidos para 2025”.

O executivo madeirense autorizou também a assinatura de protocolos de cooperação entre o Instituto de Administração da Saúde e a Associação Nacional das Farmácias, para o fornecimento de medicamentos e produtos de saúde aos beneficiários do Serviço de Assistência na Doença da Guarda Nacional Republicana (SAD/GNR), do Serviço de Assistência na Doença da Polícia de Segurança Pública (SAD/PSP) e do Serviço de Assistência na Doença dos Militares das Forças Armadas (ADM).

Entre outras deliberações, o governo de Miguel Albuquerque decidiu ratificar a consulta efetuada a diversos bancos para apresentação de propostas para operação de crédito, cujo produto se destina à amortização de empréstimos existentes no ano económico de 2025.

O executivo vai também contrair junto da Caixa Económica Montepio Geral um empréstimo de longo prazo na forma de mútuo, no montante de 50 milhões de euros, bem como um empréstimo de 72 milhões de euros, nas mesmas condições, junto do Banco Bilbao Vizcaya Agentaria.

As verbas destinam-se à “amortização de empréstimos da região e das suas empresas públicas integradas no universo das administrações públicas em contas nacionais”, esclarece o executivo madeirense.

O Conselho do Governo Regional mandatou, por outro lado, o presidente Miguel Albuquerque para proceder ao agradecimento, em nome da Região Autónoma da Madeira, através de carta formal, à República Democrática de Timor-Leste, da doação concretizada à região de 2.388.915,43 euros.

O donativo de Timor-Leste destinou-se a “fazer face aos danos ambientais e sociais decorrentes dos incêndios de agosto de 2024 na ilha da Madeira”.

O governo madeirense indicou que vai produzir um relatório final de aplicação das verbas, o qual será levado ao “conhecimento do Governo da República Democrática de Timor-Leste”.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudo revela impacto das diferenças de género na doença de Parkinson

Um estudo recente evidencia que as mulheres com Parkinson enfrentam subdiagnóstico e dificuldades no acesso a cuidados especializados. Diferenças hormonais, estigma e expectativas de género agravam a progressão da doença e comprometem a qualidade de vida destas pacientes.

ESEnfC acolhe estudantes europeus em programa inovador de decisão clínica

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) recebeu 40 estudantes e oito docentes de Espanha, Finlândia, Itália e Portugal para um programa intensivo sobre competências clínicas e tomada de decisão. O evento combinou atividades online e presenciais, promovendo inovação pedagógica

VéloPsiq: bicicletas no combate ao sedentarismo psiquiátrico

O Hospital de Cascais lançou o Projeto VéloPsiq, uma iniciativa pioneira que utiliza bicicletas ao ar livre para melhorar a saúde física e mental de pacientes psiquiátricos. Com apoio da Câmara Municipal e da Cascais Próxima, o projeto promove reabilitação cardiovascular e bem-estar.

Johnson & Johnson lança série de videocasts sobre cancro da próstata

A Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal lançou a série “Check Up dos Factos – À Conversa Sobre Cancro da Próstata”, um conjunto de quatro vídeocasts que reúne oncologistas e urologistas para discutir temas-chave como NHTs, terapias combinadas e estudos de vida real no CPmHS.

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights