Investimento de 1,2ME na requalificação do centro de saúde de Mondim de Basto

21 de Janeiro 2025

A requalificação do Centro de Saúde de Mondim de Basto vai custar 1,2 milhões de euros e adaptar o edifício para novas valências, como raio-X e reabilitação motora, evitando deslocações dos utentes, foi hoje divulgado.

“Estamos a falar num investimento de 1,2 milhões de euros que irá permitir criar melhores condições para profissionais de saúde e para os utentes, mas também permitir que novos serviços possam ser integrados neste centro de saúde, desde logo os serviços de raio-X e de reabilitação motora, que são ambições da nossa comunidade já há algum tempo”, afirmou à agência Lusa Bruno Ferreira, presidente da Câmara de Mondim de Basto.

Naquela unidade de saúde do distrito de Vila Real foi feita hoje a adjudicação da obra, prevendo-se que os trabalhos possam começar durante o próximo mês.

Bruno Ferreira disse que, com a implementação de novos serviços no centro de saúde, vão evitar-se “deslocações desnecessárias” para outras unidades e, ao mesmo tempo, vai conseguir-se uma “maior rapidez” no diagnóstico e análise dos utentes.

“Estamos aqui a assumir maior eficiência, rapidez e, ao mesmo tempo, também evitar deslocação para grandes centros hospitalares, para que haja uma maior comodidade por parte das pessoas no acesso à saúde”, afirmou.

A obra visa ainda um aumento da eficiência energética do edifício.

“Estamos a falar de um novo plano funcional de reabilitação do edifício, com novos gabinetes, com criação de balneários para os utentes e funcionários, criação de salas que permitirão, precisamente, os serviços de raio-X e de reabilitação motora e permitir, também, com a criação de novos gabinetes que outras valências possam vir a ser instaladas aqui no centro de saúde”, referiu.

Esta empreitada acontece depois da delegação de competências do setor da saúde para a autarquia e é financiada no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Bruno Ferreira explicou que as obras vão decorrer em simultâneo com o funcionamento da unidade de saúde, estando a ser preparado um plano de transição com os profissionais que ali trabalham.

Prevê-se que a as obras de beneficiação do Centro de Saúde de Mondim de Basto, integrado na Unidade Local de Saúde no Alto Ave, estejam concluídas em 15 meses.

“Quanto mais depressa a obra estiver concluída, mais depressa temos este serviço ao dispor da nossa comunidade”, salientou.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ana Povo e Francisco Nuno Rocha Gonçalves: secretários de estados da saúde

O XXV Governo Constitucional de Portugal, liderado pelo Primeiro-Ministro Luís Montenegro, anunciou a recondução de Ana Margarida Pinheiro Povo como Secretária de Estado da Saúde. Esta decisão reflete uma aposta na continuidade das políticas de saúde implementadas no mandato anterior.

APH apresenta novo site com imagem renovada e navegação intuitiva

A Associação Portuguesa de Hemofilia e de outras Coagulopatias Congénitas (APH) lançou um novo website, com design moderno, navegação intuitiva e recursos atualizados, reforçando o apoio à comunidade e facilitando o acesso à informação essencial.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights