Faes Farma Investe 75 Milhões em Aquisição Estratégica de Líder Oftalmológico em Portugal

28 de Março 2025

A Faes Farma anunciou a aquisição dos Laboratórios Edol, líderes em oftalmologia em Portugal, por 75 milhões de euros. A operação reforça a expansão internacional do grupo espanhol e posiciona-o num mercado com crescimento previsto de dois dígitos, capitalizando sinergias e ampliando a carteira de produtos.

A Faes Farma, S.A. formalizou esta semana um acordo para adquirir 100% dos Laboratórios Edol, empresa portuguesa líder no setor da oftalmologia, numa transação avaliada em 75 milhões de euros, ajustada pela dívida líquida. A operação, sujeita a condições suspensivas como a aprovação de contas auditadas de 2024 e manutenção de acordos comerciais, marca um passo decisivo na estratégia de crescimento internacional da farmacêutica espanhola, consolidando a sua presença em Portugal, onde já atua há mais de oito décadas.

Fundada em 1952, a Edol destacou-se pelo portfólio especializado em oftalmologia, registando vendas anuais superiores a 30 milhões de euros em 2024. A integração da empresa permitirá à Faes Farma duplicar as vendas no mercado português, além de explorar sinergias operacionais e comerciais. A Edol aporta uma moderna unidade de produção e produtos complementares, fortalecendo a carteira do grupo, que já inclui a bilastina oftálmica.

A oftalmologia, área com projeção de crescimento de dois dígitos, é vista como estratégica para a Faes Farma, impulsionada pelo envelhecimento populacional, aumento de patologias como glaucoma e olho seco, alergias sazonais e uso excessivo de ecrãs. A aquisição também facilitará a expansão da Faes noutros mercados internacionais, aproveitando redes comerciais já estabelecidas.

A transação reforça ainda a capacidade de inovação do grupo, integrando equipas de I&D, e alinha-se com o objetivo de se tornar referência global em saúde, combinando fiabilidade, sustentabilidade e qualidade. O encerramento do negócio depende agora do cumprimento das condições precedentes acordadas.

PR/HN/MM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Recurso de Salgado por Alzheimer recusado no TC

O Tribunal Constitucional rejeitou apreciar o recurso de Ricardo Salgado, que alegava inconstitucionalidade na condenação a oito anos de prisão devido ao diagnóstico de Alzheimer, mantendo a decisão da Operação Marquês e agravando as custas.

Fecundidade em Angola caiu e mulheres têm em média 4,8 filhos

A taxa de fecundidade em Angola caiu de 6,2 para 4,8 filhos por mulher em oito anos, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) angolano hoje divulgados. Entre 2015-2016 e 2023-2024, a fecundidade diminuiu em Angola de 6,2 para 4,8 filhos por mulher, segundo o Inquérito de Indicadores Múltiplos e de Saúde (IIMS) 2023-2024, tornado hoje público pelo INE.

Novo modelo agiliza controlo da dor severa no Alto Ave

A Unidade Local de Saúde do Alto Ave criou a Via Verde da Dor Aguda, um projeto inovador que integra resposta hospitalar e domiciliária para doentes com dor mal controlada, promovendo conforto, segurança e qualidade de vida.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights