“saBeR mais ContA” destaca importância da literacia genética

8 de Maio 2025

No Dia Mundial do Cancro do Ovário, o projeto “saBeR mais ContA” lança uma campanha nacional para sensibilizar para os cancros hereditários e a importância do diagnóstico precoce, destacando o papel das mutações BRCA.

No âmbito do Dia Mundial do Cancro do Ovário, assinalado hoje, o projeto “saBeR mais ContA” lançou uma nova campanha de sensibilização para a componente hereditária de vários tipos de cancro, com especial enfoque nas mutações genéticas BRCA1 e BRCA2. Esta iniciativa, apoiada por dez parceiros, entre sociedades médicas e associações de doentes, pretende aumentar a consciencialização sobre o impacto das mutações BRCA no risco de desenvolvimento de cancros do ovário, da mama, da próstata e do pâncreas.

A campanha utiliza uma abordagem humanizada, estabelecendo uma metáfora entre os laços familiares e o risco de transmissão genética destes cancros. O objetivo é informar a população sobre a importância do conhecimento das mutações BRCA, que podem influenciar decisões de tratamento e estratégias de prevenção personalizadas, como cirurgias redutoras de risco e vigilância intensiva.

Estima-se que entre 5 a 10% de todos os cancros tenham origem hereditária. No caso do cancro do ovário, as mutações BRCA1 e BRCA2 são responsáveis por cerca de 15% dos casos, aumentando significativamente o risco de desenvolvimento da doença: até 40-55% para portadoras da mutação BRCA1 e 10-20% para portadoras da mutação BRCA2. Em Portugal, foram registados 682 novos casos de cancro do ovário em 2022.

O cancro do ovário é conhecido como um tumor silencioso, com sintomas inespecíficos e ausência de programas de rastreio validados, o que contribui para atrasos no diagnóstico e tratamento. O projeto destaca que a literacia em saúde é fundamental para a identificação precoce de casos com risco genético aumentado, permitindo a adoção de medidas preventivas e tratamentos mais eficazes.

A identificação de mutações BRCA não só beneficia o indivíduo, mas também as famílias, já que estas mutações são transmitidas de forma autossómica dominante, com uma probabilidade de 50% de serem passadas à descendência. A deteção precoce permite implementar medidas de prevenção, diagnóstico atempado e até evitar a transmissão a futuras gerações através do Teste Genético Pré-implantação.

O “saBeR mais ContA” reforça, assim, o seu compromisso com a literacia em saúde e a promoção do diagnóstico precoce, contribuindo para a redução da mortalidade associada ao cancro do ovário e outros cancros hereditários, através da divulgação de informação e do envolvimento de múltiplos parceiros da área da saúde.

PR/HN/MM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cleptomania

Alberto Lopes – neuropsicólogo/hipnoterapeuta

“Se tocam numa mulher, respondemos todas”

Contra a misoginia organizada ‘online’, o neomachismo e toda a violência sobre as mulheres, elas recusam o silêncio, usam as redes sociais para expor agressores e formaram um exército de resistência feminina: “Se tocam numa, respondemos todas”.

Pipeta Revolucionária Ativa Neurónios Individuais com Precisão Iónica

Investigadores da Universidade de Linköping desenvolveram uma pipeta inovadora que ativa neurónios individuais através da libertação precisa de iões, sem perturbar o ambiente extracelular. A técnica revelou dinâmicas complexas entre neurónios e astrócitos, abrindo portas a tratamentos de precisão para doenças como a epilepsia.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights