Visita oficial aproxima ordens farmacêuticas de Portugal e Cabo Verde

26 de Maio 2025

O bastonário da Ordem dos Farmacêuticos de Portugal está em Cabo Verde, nos dias 26 e 27 de maio, para reforçar a cooperação entre os dois países, com reuniões estratégicas em áreas prioritárias do setor farmacêutico.

O bastonário da Ordem dos Farmacêuticos (OF) de Portugal, Helder Mota Filipe, realiza uma visita oficial a Cabo Verde nos dias 26 e 27 de maio, com o objetivo de aprofundar a cooperação bilateral entre as ordens profissionais dos dois países. A agenda da deslocação, centrada na cidade da Praia, inclui reuniões com o ministro da Saúde de Cabo Verde, o embaixador português, o presidente da Entidade Reguladora Independente da Saúde, a bastonária da Ordem dos Farmacêuticos de Cabo Verde, o presidente do Conselho de Administração do Hospital Doutor Agostinho Neto e o vice-reitor da Universidade Jean Piaget.

Em cada um destes encontros, o bastonário português fará um balanço das várias décadas de colaboração formal entre a Ordem dos Farmacêuticos de Portugal e as entidades cabo-verdianas, destacando o papel dos farmacêuticos portugueses no apoio à regulamentação e desenvolvimento do setor farmacêutico local. A visita ocorre num momento de renovação na liderança da Ordem dos Farmacêuticos de Cabo Verde, agora presidida por Heidy Teixeira, eleita para o triénio 2025-2027, que sucede a Marcília Fernandes.

A nova bastonária cabo-verdiana assume o compromisso de enfrentar os desafios científicos e tecnológicos da profissão, promovendo uma gestão inclusiva e cooperativa, e dando continuidade ao progresso alcançado nos últimos anos, nomeadamente na formação e capacitação dos profissionais do setor. O reforço da cooperação institucional entre as ordens de Portugal e Cabo Verde é visto como fundamental para a valorização da profissão farmacêutica e para a melhoria do acesso e qualidade dos cuidados de saúde nos dois países.

No final de cada reunião, Helder Mota Filipe estará disponível para prestar declarações à comunicação social local, sublinhando a disponibilidade dos farmacêuticos portugueses para apoiar os colegas cabo-verdianos nas áreas consideradas prioritárias pelas autoridades locais.

PR/HN/MM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ricardo Dinis Oliveira: “Sem ecossistemas saudáveis, não há saúde humana”

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, Ricardo Dinis Oliveira, toxicologista e professor catedrático da CESPU, defende a integração urgente da abordagem One Health nas políticas públicas para enfrentar zoonoses, resistência antimicrobiana e alterações climáticas, destacando o papel da formação e vigilância integrada

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights