Oftalmologista português desenvolve programa para otimizar cirurgia de catarata

11 de Novembro 2020

Um oftalmologista especialista do corpo clínico da Unidade de Oftalmologia de Coimbra (UOC) desenvolveu uma plataforma online clínica destinada a oftalmologistas, e que permite monitorizar e otimizar os resultados refrativos na cirurgia da catarata chamada IOLzero.

Com esta nova ferramenta, os cirurgiões podem analisar de forma constante os seus resultados e introduzir fatores de correção para as cirurgias seguintes.

A ideia de construção do IOLzero colocou-se a Miguel Raimundo em consequência das suas próprias necessidades enquanto cirurgião oftalmologista. O software está na fase final de desenvolvimento, mas está disponível desde maio uma versão experimental (aqui) com praticamente todas as funcionalidades operacionais.

A maioria do desenvolvimento foi feito durante o período de confinamento, mas o criador está convicto de que a plataforma estará madura o suficiente para se considerar estável em janeiro próximo.

O principal foco da aplicação é a cirurgia de catarata, no qual afirma otimizar os recursos. A plataforma permite a monitorização e otimização de resultados refrativos na cirurgia da catarata com recurso a técnicas de data science e algoritmos de otimização próprios. Trata-se de um processo de melhoria contínuo, que incorpora permanentemente o feedback e correções dos cirurgiões.

A catarata corresponde à opacificação gradual da lente natural do olho, o cristalino. Surge na maioria dos casos com o envelhecimento, embora outros fatores possam contribuir para o seu aparecimento, nomeadamente traumatismos, fármacos e doenças oculares ou sistémicas.

Este tipo de cirurgia é um procedimento relativamente comum, rápido e indolor em que a catarata (cristalino opacificado) é substituída por uma lente intraocular que restaura a transparência dos meios oculares. Ao mesmo tempo permite corrigir erros refrativos (miopia, hipermetropia, astigmatismo, presbiopia) através da personalização da lente intraocular consoante as necessidades de cada pessoa.

PR/HN/João Marques

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

68% dos doentes não têm a asma controlada

Muito prevalente, subdiagnosticada e mal controlada, a asma ainda pode ser causa de morte no nosso país. Para aumentar a literacia sobre esta doença, o GRESP, a SPAIC e a SPP, embarcam no Autocarro da Asma para esclarecer a comunidade

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights