Desafios e expectativas da Esclerose Múltipla debatidas por doentes e profissionais

18 de Novembro 2020

A Sanofi promoveu no início do mês um debate entre doentes e profissionais de saúde sobre o futuro da Esclerose Múltipla em Portugal. No evento foram analisados os principais desafios, evolução da doença, eficácia dos fármacos e o desenvolvimento e acesso a terapêuticas inovadoras.

O debate subordinado ao tema We Compromise, a mudança na Esclerose Múltipla é agora” teve como principal objetivo aumentar o conhecimento da doença e promover uma refleção sobre as necessidades dos doentes.

Francisco Del Val, General Manager da Sanofi Genzyme sublinha o compromisso da farmacêutica no tratamento da Esclerose Múltipla, afirmando que o “debate conjunto por parte de profissionais de saúde de diversas especialidades, de associações e de doentes é fundamental para uma abordagem transversal e multidisciplinar da Esclerose Múltipla.

Apesar de ainda não existir uma cura para a Esclerose Múltipla têm sido desenvolvidos tratamentos que ajudam a atrasar a sua progressão, tendo sido um dos tópicos abordados no debate. A segurança e a eficácia dos fármacos Teriflunomida e a Alemtuzumab foram objetivo de discussão no evento.

No campo da investigação e, no desenvolvimento e acesso a terapêuticas inovadoras por parte dos doentes e investigadores nacionais, foram apresentadas boas notícias com a participação de Portugal no Programa de Desenvolvimento Clínico de uma molécula que inibe a enzima BTK na Esclerose Múltipla, com três Ensaios Clínicos de Fase III.

“Esta molécula traz consigo esperança à comunidade de Esclerose Múltipla, pois a grande maioria das pessoas que vive com a doença desenvolve algum grau de incapacidade durante o curso da mesma, e o inibidor de BTK tem o potencial de transformar a maneira como é tratada.”

Para os doentes que participaram neste encontro, os desafios do momento, bem como a falta de expetativas em relação ao que deles é esperado estão muito presentes no seu quotidiano. O atual contexto pandémico está a ter efeitos negativos no diagnóstico e tratamento da doença em Portugal, contribuindo potencialmente para a progressão da mesma.

A doença é também conhecida como a ““doença das 1000 caras” por não haver um padrão definido dos sintomas (alguns descritos como invisíveis). A Esclerose Multipla é uma doença crónica, imprevisível, que ataca o sistema nervoso central. Em Portugal esta patologia atinge cerca de oito mil pessoas.

O debate decorreu dia 7 de novembro e contou com a participação de especialistas, bem como de alguns doentes, que em conjunto fizeram uma análise atual e futura desta patologia.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

Finalistas do concurso “Três Minutos de Tese” da UAlg já são conhecidos

A apresentação pública das candidaturas selecionadas na primeira fase do concurso “Três Minutos de Tese (3MT-UAlg)” vai realizar-se no dia 11 de maio, às 14h30, no anfiteatro 1.5 do Complexo Pedagógico do Campus da Penha. Foram selecionados 25 candidatos, dos 53 que se apresentaram a concurso.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights