Casos de Legionella controlado no Norte do país

30 de Novembro 2020

O surto de Legionella no Norte do país está contido. De acordo com a ARS Norte e com as Autoridades de Saúde do Agrupamento de Centros de Saúde Póvoa de Varzim/Vila do Conde e da Unidade Local de Saúde de Matosinhos “não ocorreu nenhum novo caso de doença”, decorridos os 14 dias de período de incubação.

Apesar de se recusar a atribuir o surto à Industria Longa Vida, a DGS adianta que desde que foi suspenso o funcionamento das torres de refrigeração, “verificou-se uma diminuição acentuada do número de casos de Doença dos Legionários, na referida área geográfica”.

“Os últimos dois casos notificados, correspondem a doentes, cujo início de sintomas se verificou na primeira quinzena de novembro”, acrescenta em comunicado.

Ainda assim, as autoridades de saúde alertam para a possibilidade de surgirem novos casos de doença não associados a este cluster, “uma vez que a Legionella é uma bactéria ubíqua”. 

De qualquer forma, a DGS assegura que “as Autoridades de Saúde locais, em articulação com a Autoridade de Saúde Regional, continuam atentos a esta situação e tomarão as medidas adicionais que se revelem necessárias ao controlo da situação”.

A notícia tinha sido divulgada na segunda-feira, mas foi alvo de uma retificação da DGS face ao elevado número de artigos publicados que atribuíram a causa do surto à indústria Longa Vida.

Quanto a isso, a DGS reitera que “em nenhum momento do texto isso é mencionado”.

HN/João Marques

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

IPO Lisboa nomeia Graça Freitas provedora do utente

A presidente do conselho de administração do Instituto Português de Oncologia de Lisboa (IPO Lisboa), Eva Falcão, anunciou hoje que a antiga diretora-geral da Saúde Graça Freitas vai ser a provedora do utente daquela unidade hospitalar

Psicólogos escolhem hoje novo bastonário

Mais de 21 mil psicólogos elegem hoje um novo bastonário, numas eleições que contam com três candidatos ao cargo desempenhado desde dezembro de 2016 por Francisco Miranda Rodrigues, que não concorre a um novo mandato.

Europa recomenda reembolso de aplicações digitais de saúde

 A União Europeia (UE) propôs que todos os países membros implementem um sistema que permita o reembolso de aplicações e dispositivos médicos digitais, em resposta ao crescente uso de tecnologias de saúde. 

MAIS LIDAS

Share This