Norte 2020 abre concurso de 1,5 milhões de euros para financiar inserção de sem-abrigo

22 de Dezembro 2020

O Norte 2020 lançou, até 29 de janeiro, um concurso para financiar, com um máximo de 1,5 milhões de euros, programas de acompanhamento psicossocial e inserção profissional de pessoas em situação de sem-abrigo, foi esta terça-feira anunciado.

O aviso, publicado na página do Programa Operacional Regional do Norte – Norte 2020, gerido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), tem uma dotação financeira máxima de 1,5 milhões de euros, e explica que não serão financiadas operações “com um valor de financiamento público inferior a 50 mil euros”.

O concurso para financiamento comunitário, que se insere no objetivo temático ‘Promover a inclusão social e combater a pobreza e qualquer tipo de discriminação’, é direcionado a entidades públicas e privadas sem fins lucrativos que tenham como prática a intervenção junto de pessoas em situação de sem-abrigo.

“O apoio a esta tipologia de projetos assume particular pertinência no contexto da recente reprogramação do programa, atentos os desafios decorrentes da pandemia Covid-19, com o aumento do risco de pobreza e da dificuldade de acesso a bens essenciais, designadamente a degradação das condições de acesso à habitação para um número crescente de cidadãos, em especial nas zonas urbanas mais densamente povoadas”, refere o aviso.

No âmbito deste concurso serão financiados programas que integrem a criação de equipas que assegurem o acompanhamento psicossocial, bem como respostas integradas dirigidas a pessoas em risco de exclusão.

O concurso pretende assim que sejam desenvolvidas “respostas que implementem ações ocupacionais adequadas às características e vulnerabilidade das pessoas em situação de sem-abrigo, promovendo a empregabilidade e inserção profissional”.

 Paralelamente, estão também integradas ações que favoreçam o “combate ao estigma que incide sobre a condição de sem-abrigo”, nomeadamente, iniciativas de sensibilização e ações de capacitação e formação pessoal, emocional e profissional à medida das competências cognitivas e estados de saúde física e mental das pessoas em situação de sem-abrigo.

As candidaturas têm a duração máxima de dois anos, “não podendo ir além de 30 de junho de 2023”, refere a publicação.

A prorrogação dos programas pode ser avaliada “mediante submissão do respetivo pedido”, mas sem se prolongar além do período elegível fixado a 31 de dezembro de 2023.

De acordo com o aviso, “as operações a apoiar enquadram-se na consecução da Estratégia Nacional para a Integração de Pessoas em Situação de Sem-Abrigo 2017-2023”, que visa “o reforço de uma intervenção promotora da integração das pessoas em situação de sem-abrigo”.

“Pretende-se consolidar uma abordagem estratégica e holística de prevenção e intervenção, centrada nas pessoas, para que ninguém tenha de permanecer sem abrigo por ausência de alternativas”, descreve o documento.

Sendo de âmbito nacional, a Estratégia tem “em funcionamento vários Núcleos de Planeamento e Intervenção junto das Pessoas Sem-Abrigo (NPISA), cinco dos quais na Região do Norte (Braga, Espinho, Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia)”.

O Norte 2020 (Programa Operacional Regional do Norte 2014/2020) é um instrumento financeiro com uma dotação de 3,4 mil milhões de Euros de apoio ao desenvolvimento regional do Norte de Portugal.

Está integrado no Acordo de Parceria PORTUGAL 2020 e tem como Autoridade de Gestão a CCDR-N.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

Torres Novas recebe IV Jornadas de Ortopedia no SNS

O Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia da ULS Médio Tejo organiza as IV Jornadas dos Centros de Responsabilidade Integrados na área da Ortopedia este sábado, 12 de abril, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights