PS dos Açores preocupado com efeitos da pandemia no turismo

5 de Janeiro 2021

O PS/Açores disse esta terça-feira estar preocupado com os efeitos da pandemia de Covid-19 no setor do turismo, criticando o silêncio do Governo Regional sobre as “inúmeras dificuldades” atravessadas pelos profissionais do setor turístico no arquipélago.

“Realça-se o facto de o PS continuar preocupado com o efeito desta pandemia, especificamente no setor do turismo. Os diversos agentes económicos estão a passar por inúmeras dificuldades”, declarou o deputado Rui Anjos aos jornalistas.

Rui Anjos falava depois de uma reunião que uma comitiva de deputados socialistas teve hoje com a Associação de Guias de Informação Turística dos Açores (AGITA), na delegação da Assembleia Regional em Ponta Delgada.

O socialista destacou que existe um “conjunto de medidas” de apoio ao setor criadas pelo anterior Governo dos Açores (liderado pelo PS), que “neste momento” precisam de ser “aprofundadas”

Contudo, Rui Anjos realçou que a estratégia delineada pelo anterior executivo tinha sido planeada para “não deixar ninguém de fora” e criticou o silêncio do atual governo, encabeçado pelo PSD, sobre as dificuldades atravessadas pelos profissionais do turismo.

“O que vinha detrás [do anterior executivo] estava a ser planeado para não deixar ninguém de fora. O que é estranho é que o atual governo não tenha dito nada sobre essa gente”, disse.

O deputado alertou para a necessidade de reforçar a formação dos guias turísticos e de criar programas turísticos remunerados.

Rui Anjos defendeu ainda a reivindicação da AGITA que pretende a criação de um certificado para os guias de animação turística.

“O que [os profissionais do turismo] reivindicam é trabalho. Trabalho, formação, certificação, portanto, preparar o futuro. Mas, entretanto, são pessoas estão extremamente necessitadas por remuneração e, neste momento, o que reivindicam é alguma bolsa de formação remunerada”, acrescentou.

Em 2020, os Açores registaram cerca de 766 mil dormidas, enquanto em 2019 tinham tido mais de três milhões.

Existem 482 casos positivos ativos de Covid-19 na região, sendo 429 em São Miguel, 35 na Terceira, um no Pico, cinco em São Jorge, dois nas Flores e 10 no Faial.

Foram detetados até hoje nos Açores 2.127 casos de infeção pelo novo coronavírus, que causa a doença Covid-19, verificando-se 22 óbitos e 1.529 recuperações.

As medidas para combater a Covid-19 paralisaram setores inteiros da economia mundial e o Fundo Monetário Internacional (FMI) alertou que a pandemia reverterá os progressos feitos desde os anos de 1990, em termos de pobreza, e aumentará a desigualdade.

O FMI prevê uma queda da economia mundial de 4,4% em 2020, com uma contração de 4,3% nos Estados Unidos e de 5,3% no Japão, enquanto a China deverá crescer 1,9%.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Daniel Ferro: Retenção de Médicos no SNS: Desafios e Estratégias

Daniel Ferro, Administrador Hospitalar na USF S. José, apresentou no 10º Congresso Internacional dos Hospitais um estudo pioneiro sobre a retenção de profissionais médicos no Serviço Nacional de Saúde (SNS). A investigação revela as principais causas de saída e propõe estratégias para melhorar a retenção de talentos.

Inovação Farmacêutica: Desafios e Oportunidades no Acesso a Novos Medicamentos

A inovação farmacêutica enfrenta desafios significativos no que diz respeito ao acesso e custo de novos medicamentos. Num cenário onde doenças como Alzheimer e outras condições neurodegenerativas representam uma crescente preocupação para os sistemas de saúde, o Professor Joaquim Ferreira, Vice-Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, abordou questões cruciais sobre o futuro da inovação terapêutica, os seus custos e o impacto na sociedade durante o 10º Congresso Internacional dos Hospitais, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hopitalar (APDH).

Desafios e Tendências na Inovação Farmacêutica: A Perspetiva de Helder Mota Filipe

O Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Helder Mota Filipe, abordou os principais desafios e tendências na inovação farmacêutica durante o 10º Congresso Internacional dos Hospitais. A sua intervenção focou-se na complexidade de garantir o acesso a medicamentos inovadores, considerando as limitações orçamentais e as mudanças demográficas e epidemiológicas em Portugal

Carlos Lima Alves: Medicamentos Inovadores: O Desafio do Valor Sustentável

Carlos Lima Alves, Médico e Vice-Presidente do Infarmed, abordou a complexa questão dos medicamentos inovadores no 10º Congresso Internacional dos Hospitais, promovido pela Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH). A sua intervenção centrou-se na necessidade de equilibrar o valor dos medicamentos com os custos associados, destacando a importância de uma avaliação rigorosa e fundamentada para garantir que os recursos financeiros sejam utilizados de forma eficaz e sustentável.

Projeto Pioneiro em Portugal Aborda Gestão de Resíduos na Diabetes

A Unidade Local de Saúde de Matosinhos apresentou um projeto inovador sobre a gestão de resíduos resultantes do tratamento da diabetes, na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. O projeto “Diabetes e o meio ambiente” visa sensibilizar e capacitar pacientes e famílias para a correta separação de resíduos, contribuindo para a sustentabilidade ambiental.

MAIS LIDAS

Share This