Presidenciais: Ana Gomes com mais votos em concelhos com habilitações mais fortes

25 de Janeiro 2021

Ana Gomes obteve mais votos nestas eleições em concelhos com menos casos de covid-19 por 100 mil habitantes do que a média nacional e a população tem mais habilitações, segundo o portal EyeData, disponível em www.lusa.pt

Ana Gomes obteve mais votos nestas eleições em concelhos com menos casos de covid-19 por 100 mil habitantes do que a média nacional e a população tem mais habilitações, segundo o portal EyeData, disponível em www.lusa.pt.

Neste portal de dados estatísticos, os resultados eleitorais de cada partido são divididos em três, permitindo ver qual o terço dos concelhos em que cada partido obteve os melhores resultados, os piores resultados e o resultado médio.

Depois, no mesmo portal é possível cruzar esse resultado com um vasto conjunto de variáveis económicas e sociais que permitem caracterizar, em termos médios, como são os concelhos onde os partidos tiveram melhores ou piores resultados.

De acordo com aqueles dados, o terço dos concelhos onde Ana Gomes obteve melhores resultados nesta eleição registou nos últimos 14 dias 1.472,79 casos de covid-19, número 54,5% inferior aos 3.236,99 casos por 100 mil habitantes a nível nacional.

No caso de Ana Gomes é também possível verificar o seguinte:

+++ Ambiente +++

Os concelhos onde Ana Gomes teve mais votos nas eleições deste domingo registam um volume de resíduos urbanos preparados para valorização e reciclagem da ordem dos 56,83%, superando em 13,29% a média nacional, de 50,17%.

Ana Gomes obteve ainda melhor votação em concelhos onde o consumo de eletricidade por habitante (4.861,17 kilowatts/hora) ultrapassa em 5,20% o valor médio nacional (4.620,76 kilowatts/hora).

+++ Demografia +++

Nestes concelhos, a população estrangeira representa 6,78% da população, valor que supera em 18,49% a média nacional de 5,72%.

Os dados indicam que a percentagem de população residente com menos de 15 anos é de 14,30%, o que aponta para uma população mais jovem do que a média nacional, em que os que têm menos de 15 anos representam 13,63% dos residentes.

Ao mesmo tempo, nestes concelhos a percentagem de população com mais de 65 anos é ligeiramente inferior à média nacional: 21,62% contra 21,99%.

Nos concelhos onde Ana Gomes teve melhor resultado, o número de divórcios em cada 100 casamentos é superior em 3,49% à média nacional, já que é de 62,77, o que compara com 60,65 a nível nacional.

+++ Economia +++

No terço dos concelhos onde Ana Gomes teve melhores mais votos, o ganho médio dos trabalhadores por conta de outrem é de 1.256,18 euros, valor que compara com os 1.168,42 euros de média nacional.

O poder de compra por habitante é nestes concelhos de 110,88 pontos, 10,75% acima da média nacional correspondente a 100 pontos.

Por outro lado, as empresas nascidas um ano antes revelam uma sobrevivência da ordem dos 11,15%, contra a média nacional de 10,50%.

Os dados também mostram que Ana Gomes teve melhor resultado em concelhos onde a produtividade aparente do trabalho das empresas não financeiras supera em 8,68% a média nacional e o valor mediano das rendas e das vendas por metro quadrado de alojamentos familiares é de, respetivamente, 6,57 euros e 1.438,49 euros, em ambos os casos acima da média nacional.

+++ Educação +++

Na população com mais de 15 anos e com pelo menos o ensino secundário, o valor é superior em 14,28%, correspondendo a 34,89% no terço em que Ana Gomes teve melhores resultados e 30,53% a nível nacional.

Estes concelhos registam, por outro lado, um número de estabelecimentos de ensino pré-escolar, básico e secundário por 10 mil habitantes inferior à média nacional, mas registam valores superiores ao conjunto do país no que diz respeito ao número de alunos por computador (nos ensinos básicos e secundários): 4,82 contra 4,55.

A percentagem de empregadores com pelo menos o ensino secundário é de 58,70% acima dos 53,3% da média nacional.

+++ Política +++

Ana Gomes partiu para esta eleição sem ter o apoio expresso de nenhuma força política, mas os dados mostram que o terço onde teve percentagem de votação mais elevada corresponde aos concelhos onde todos os partidos, exceto o PSD, tiveram votações mais expressivas nas legislativas de 2019 do que a nível nacional.

Assim, Ana Gomes teve mais votos nos concelhos onde a CDU obteve 7,20% dos votos nas legislativas de 2019, quando apenas obteve 6,46% a nível nacional.

O mesmo sucede com o BE, que nas eleições de 2019 teve neste terço de concelhos 10,62% dos votos, quando a nível nacional teve 9,67%, e com o Chega, que nestes concelhos teve 1,35% e a nível nacional 1,30%.

No caso do PS, partido a que Ana Gomes pertence, a candidata obteve melhores resultados no terço de concelhos onde os socialistas tiveram 36,93% dos votos nas legislativas de 2019, acima do resultado nacional de 36,65%.

+++ Sociedade +++

Nos concelhos onde Ana Gomes teve mais votos, a percentagem de beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI) é de 3,26%, acima da média nacional de 3,03%.

A percentagem de casamentos não católicos é de 72,69% nos concelhos onde Ana Gomes conseguiu melhor ‘performance’, sendo de 69,36% a nível nacional.

O número de camas em hospitais por mil habitantes é também superior nos concelhos onde Ana Gomes teve mais votos sendo, em média de 4,17 nestes concelhos e de 3,15 a nível nacional.

Por outro lado, nestes concelhos os crimes por 10 mil habitantes rondam os 337,76, contra a média de 314,61 a nível nacional.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Idade da reforma sobe para 66 anos e nove meses em 2026

A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados hoje pelo INE.

Revolução no Diagnóstico e Tratamento da Apneia do Sono em Portugal

A Dra. Paula Gonçalves Pinto, da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, concorreu à 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH), com um projeto inovador para o diagnóstico e tratamento da Síndrome de Apneia Hipopneia do Sono (SAHS). O projeto “Innobics-SAHS” visa revolucionar a abordagem atual, reduzindo significativamente as listas de espera e melhorando a eficiência do processo através da integração de cuidados de saúde primários e hospitalares, suportada por uma plataforma digital. Esta iniciativa promete não só melhorar a qualidade de vida dos doentes, mas também otimizar os recursos do sistema de saúde

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Cerimónia de Abertura da 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde: Inovação e Excelência no Setor da Saúde Português

A Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH) realizou a cerimónia de abertura da 17ª edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, destacando a importância da inovação e excelência no setor da saúde em Portugal. O evento contou com a participação de representantes de várias entidades de saúde nacionais e regionais, reafirmando o compromisso com a melhoria contínua dos cuidados de saúde no país

Crescer em contacto com animais reduz o risco de alergias

As crianças que crescem com animais de estimação ou em ambientes de criação de animais têm menos probabilidade de desenvolver alergias, devido ao contacto precoce com bactérias anaeróbias comuns nas mucosas do corpo humano.

MAIS LIDAS

Share This