Hospitais do Oeste criam Centro de Responsabilidade Integrada de Oftalmologia

21 de Junho 2023

O Centro Hospitalar do Oeste criou um centro de responsabilidade integrada na especialidade de Oftalmologia para diminuir listas de espera, prevendo a realização de quase oito mil consultas no primeiro ano de funcionamento.

O novo Centro de Responsabilidade Integrado de Oftalmologia do Oeste (CRIO.O) “tem como objetivo potenciar o aumento de consultas e cirurgias na especialidade de Oftalmologia”, divulgou hoje o Centro Hospitalar do Oeste (CHO).

De acordo com a instituição, que integra os hospitais das Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche, o CRIO.O contribuirá para “diminuir as listas de espera de forma mais eficaz, respondendo às necessidades de saúde visual dos utentes dos concelhos da área de abrangência” do CHO, dando prioridade aos utentes em idade pediátrica, diabéticos e utentes com marcada diminuição da acuidade visual, “nomeadamente em contexto de patologia prevalente como a Degenerescência Macular ligada à idade ou a catarata”.

Em comunicado, o CHO explica que o CRIO.O se assume como “uma plataforma para a prestação de um atendimento oftalmológico de qualidade, direcionado para patologias agudas e crónicas, de elevada prevalência e complexidade, e que exigem cuidados complexos e diferenciados”.

O centro é dirigido por um conselho de gestão que integra o diretor do Serviço de Oftalmologia do CHO, Pedro Alfaiate, a médica Maria José Mira e a enfermeira Teresa Leal e conta com uma equipa multidisciplinar de 16 profissionais de diferentes competências.

“Este novo modelo de gestão permitirá expandir o desempenho da atividade assistencial, que se reveste de uma elevada importância, sobretudo agora, em que a procura pelos cuidados de saúde no Serviço Nacional de saúde está a aumentar”, afirma Pedro Alfaiate, citado no comunicado, estimando que “possam ser realizadas mais de 2.200 cirurgias e mais de 7.700 consultas”, durante o primeiro ano de funcionamento do CRIO.O

A criação do CRIO.O, acrescenta o responsável, “é de capital importância para expandir a atividade e diferenciação no Serviço de Oftalmologia, quer pelos recursos a incentivos aos profissionais que já são colaboradores, quer pela vinda de novos profissionais que se possam sentir estimulados pelo modelo de incentivos e postura vanguardista da organização”.

Este é o terceiro Centro de Responsabilidade criado no CHO, sendo que os dois primeiros funcionam desde 2020, nas áreas da Pneumologia e da Psiquiatria e Saúde Mental.

Para o conselho de administração do CHO, estas estruturas de gestão “permitem dar respostas assistenciais mais flexíveis e de maior proximidade, em articulação com os cuidados de saúde primários, particularmente úteis para ajustar o modelo de prestação de cuidados às necessidades dos utentes”.

Simultaneamente, acrescenta o CA, “é possível atribuir às equipas envolvidas mais autonomia e responsabilidade para rentabilizar a capacidade instalada e cumprir os tempos de resposta, centrados nas necessidades dos utentes e com incentivo à melhoria contínua”.

O Centro Hospitalar do Oeste integra os hospitais das Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras, tendo uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça (freguesias de Alfeizerão, Benedita e São Martinho do Porto) e de Mafra (com exceção das freguesias de Malveira, Milharado, Santo Estêvão das Galés e Venda do Pinheiro), abrangendo 298.390 habitantes.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights