Dois milhões de dólares de “crowdfunding” salvam bebé com doença rara

3 de Fevereiro 2021

Uma campanha de angariação de fundos na internet (“crowdfunding”), que mobilizou todo o Chile, arrecadou os mais de 2 milhões de dólares necessários para comprar o medicamento mais caro do mundo para um bebé com uma doença rara.

O anúncio foi feito esta quarta-feira através da rede social Instagram pelos pais do bebé de três meses, conhecido como Rafita, que nasceu com atrofia muscular espinal, cujos efeitos podem ser combatidos com um medicamento suíço, Zolgensma, lançado em 2019 com o preço de 2,1 milhões de dólares.

Logo depois de conhecerem o diagnóstico, quando o recém-nascido completou duas semanas, os pais de Rafita, natural de Bíobio (centro-sul do país), lançaram a campanha “Salvemos o Rafita” através das redes sociais.

“Fomo-nos abaixo, partiu-nos o coração, mas não paramos porque o nosso Rafita precisa de nós. Ele está lutando por viver e nós por dar-lhe tudo aquilo de que necessita para consegui-lo”, escreveram os pais do bebé no início da campanha de angariação de fundos

A campanha tornou-se rapidamente viral nas redes sociais em poucos dias e daí passou para as televisões nacionais, com uma caraterística foto do bebé ligado a um ventilador.

Diversas personalidades públicas chilenas associaram-se à campanha, como o golfista Joaquín Niemann e um deputado da oposição conseguiu mesmo que a Câmara dos Deputados discutisse em sessão especial a situação de crianças com atrofia muscular espinal.

Doença neurológica de carácter genético, a atrofia muscular espinal é considerada uma doença rara e em casos mais graves causa a morte nos primeiros anos de vida.

A doença manifesta-se com uma perda progressiva de força muscular, mas alguns fármacos já permitem minimizar os seus efeitos, caso do Zolgensma, que no ano passado se tornou o medicamento mais caro do mundo – destronando o Luxturna, que combate a cegueira causada por outra doença rara e custa quase 1 milhão de dólares.

No total, o casal arrecadou através do “crowdfunding” 1.600 milhões de pesos chilenos (2,18 milhões de dólares) para comprar o medicamento.

“Gostaríamos que isto fosse um direito para todos os bebés que nascem com esta doença terrível. Por isso, continuaremos a bater às portas para que o Chile garanta a disponibilização acessível (do medicamento) a todos os seus filhos”, prometeram hoje os pais de Rafita.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Novos diagnósticos de VIH aumentam quase 12% na UE/EEE em 2023

 A taxa de novos diagnósticos de pessoas infetadas pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) cresceu 11,8% de 2022 para 2023 na União Europeia/Espaço Económico Europeu, que inclui a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein, indica um relatório divulgado hoje.

Idade da reforma sobe para 66 anos e nove meses em 2026

A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados hoje pelo INE.

Revolução no Diagnóstico e Tratamento da Apneia do Sono em Portugal

A Dra. Paula Gonçalves Pinto, da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, concorreu à 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH), com um projeto inovador para o diagnóstico e tratamento da Síndrome de Apneia Hipopneia do Sono (SAHS). O projeto “Innobics-SAHS” visa revolucionar a abordagem atual, reduzindo significativamente as listas de espera e melhorando a eficiência do processo através da integração de cuidados de saúde primários e hospitalares, suportada por uma plataforma digital. Esta iniciativa promete não só melhorar a qualidade de vida dos doentes, mas também otimizar os recursos do sistema de saúde

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Cerimónia de Abertura da 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde: Inovação e Excelência no Setor da Saúde Português

A Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH) realizou a cerimónia de abertura da 17ª edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, destacando a importância da inovação e excelência no setor da saúde em Portugal. O evento contou com a participação de representantes de várias entidades de saúde nacionais e regionais, reafirmando o compromisso com a melhoria contínua dos cuidados de saúde no país

Crescer em contacto com animais reduz o risco de alergias

As crianças que crescem com animais de estimação ou em ambientes de criação de animais têm menos probabilidade de desenvolver alergias, devido ao contacto precoce com bactérias anaeróbias comuns nas mucosas do corpo humano.

MAIS LIDAS

Share This