I Congresso Nacional de Hospitalização Domiciliária marcado para junho

15 de Fevereiro 2021

O I Congresso Nacional de Hospitalização Domiciliária, realizado pelo Núcleo de Estudos de Hospitalização Domiciliária (NEHospDom) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, está marcado para 18 e 19 de junho, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.

Ainda está por definir se o evento acontecerá em formato híbrido, ou se terá de se optar apenas pelo virtual, devido à pandemia de Covid-19. Mas o congresso, inicialmente previsto para abril do ano passado, já tem data marcada para este ano.

A hospitalização domiciliária procura contribuir para o melhor nível possível de saúde e bem-estar das pessoas que necessitem transitoriamente de cuidados de nível hospitalar, oferecendo-lhes um serviço de qualidade, com o rigor clínico e a visão holística e humanizada da Medicina Interna, sempre que a permanência no hospital seja prescindível – de acordo com o comunicado enviado à comunicação social.

Depois de referir que o desafio de promover cuidados hospitalares no domicílio tem sido elevado pela pandemia, Francisca Delerue, internista e coordenadora do NEHospDom, citada em comunicado, explicou que as “Unidades de Hospitalização Domiciliária (UHD) têm-se adaptado e reinventado na forma como cuidam dos doentes e como constroem os seus circuitos”.

“A uniformização e normalização dos modelos e dos cuidados prestados é agora uma preocupação. Precisamos de formar, acompanhar e avaliar. O NEHospDom surge com este objetivo e, também, como uma plataforma de facilitação à partilha de experiências e de produção de ciência. Agora importa fazermos um trabalho contínuo e conjunto”, afirmou Francisca Delerue.

Inscrições e submissão de posters em:
I Congresso Nacional de Hospitalização Domiciliária – SPMI

PR/HN/RA

1 Comment

  1. Patricia Costa

    Boa tarde,
    Este congresso será presencial ?
    Obrigada

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Mónica Nave: “É muito importante conhecer as histórias familiares de doença oncológica”

No âmbito do Dia Mundial do Cancro do Ovário, a especialista em Oncologia, Mónica Nave, falou ao HealthNews sobre a gravidade da doença e a importância de conhecer histórias familiares de doença oncológica. Em entrevista, a médica abordou ainda alguns dos principais sintomas. De acordo com os dados da GLOBOCAN 2022, em Portugal foram diagnosticados 682 novos casos de cancro do ovário em 2022. No mesmo ano foi responsável por 472 mortes, colocando-o como o oitavo cancro mais mortal no sexo feminino.

Lançada 3.ª edição da Escola Anual Virtual de Hepatologia

O Núcleo de Estudos de Doenças do Fígado (NEDF) da SPMI e a Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) acabam de lançar a terceira edição da Escola Anual Virtual de Hepatologia, entre 26 de setembro de 2024 e 3 de julho de 2025.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights