Sintomas de ataque cardíaco nas mulheres semelhantes aos do homem

6 de Maio 2020

Os sintomas de ataque cardíaco são frequentemente rotulados como típicos nos homens e atípicos nas mulheres". Uma ideia agora descartada por investigadores do University Medical Center Utrecht, na Holanda

Os três principais sintomas de ataque cardíaco em mulheres e homens são dor no peito, sudorese e falta de ar, relata um estudo apresentado hoje no EAPC Essentials 4 You, uma plataforma científica da Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC), e publicado no Jornal da American Heart Association.

“Os sintomas de ataque cardíaco são frequentemente rotulados como típicos nos homens e atípicos nas mulheres”, disse a autora do estudo, Annemarijn de Boer, do University Medical Center Utrecht, na Holanda. “Mas o nosso estudo mostra que, embora os sintomas possam diferir entre os sexos, também existem muitas semelhanças. Seja qual for o seu sexo, se tiver sintomas de ataque cardíaco, não demore. Ligue para os serviços de emergência imediatamente”.

Esta investigação compilou estudos de grande qualidade – 27 no total – das duas últimas décadas, detalhando sintomas em pacientes com síndrome coronária aguda confirmada (ataque cardíaco ou angina instável).

Além de partilhar os três sintomas mais comuns, a maioria dos homens e das mulheres com síndrome coronária aguda apresentava dor no peito: 79% dos homens e 74% das mulheres.

Também foram referidas diferenças significativas na apresentação dos sintomas entre mulheres e homens. Em comparação com o sexo masculino, as mulheres têm duas vezes mais probabilidades de sentir dor entre as omoplatas, 64% mais hipóteses de terem náuseas ou vómitos e ainda falta de ar (34%).

Embora a dor no peito e a sudorese sejam os sintomas mais frequentes em ambos os sexos, ocorrem com menor frequência no sexo feminino. As mulheres têm 30% menos probabilidade de sentirem dor no peito e sudorese (26%) em comparação com os homens.

JAHA/AO

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cleptomania

Alberto Lopes – neuropsicólogo/hipnoterapeuta

“Se tocam numa mulher, respondemos todas”

Contra a misoginia organizada ‘online’, o neomachismo e toda a violência sobre as mulheres, elas recusam o silêncio, usam as redes sociais para expor agressores e formaram um exército de resistência feminina: “Se tocam numa, respondemos todas”.

Pipeta Revolucionária Ativa Neurónios Individuais com Precisão Iónica

Investigadores da Universidade de Linköping desenvolveram uma pipeta inovadora que ativa neurónios individuais através da libertação precisa de iões, sem perturbar o ambiente extracelular. A técnica revelou dinâmicas complexas entre neurónios e astrócitos, abrindo portas a tratamentos de precisão para doenças como a epilepsia.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights