Chile vacinou cinco milhões de pessoas 15 dias antes do previsto

17 de Março 2021

Mais de cinco milhões de chilenos já receberam pelo menos a primeira dose de uma das vacinas contra o SARS-CoV-2, um número que incluiu toda a população considerada de risco e que foi atingido 15 dias antes do previsto.

“Com a participação e mérito de todos conseguimos vacinar cinco milhões de pessoas, o que corresponde à nossa população de risco e fizemo-lo 15 dias antes da meta [delineada]”, escreveu o Presidente do Chile, Sebastián Piñera, na rede social Twitter.

Piñera acrescentou que o próximo passo será a vacinação “da população saudável com 59 anos ou menos”, até que estejam todos os chilenos inoculados.

“Deste modo protegemos a saúde e a vida dos chilenos”, finalizou o chefe de Estado, através de um ‘tweet’ que foi acompanhado de um GIF onde era possível ler “mais de 5.000.000 de pessoas foram vacinadas em todos os cantos do Chile”.

A meta final do Governo chileno é a vacinação total da população (o país tem cerca de 15 milhões de habitantes) até junho.

O país tem garantidas 35 milhões doses de várias vacinas desenvolvidas para o aparecimento de sintomatologia grave associada à infeção pelo SARS-CoV-2, através da plataforma COVAX, da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O Chile começou a campanha de vacinação em 03 de fevereiro e até hoje é o quinto país a nível mundial que mais habitantes vacinou (cerca de 36% da população), apenas ultrapassada por Israel, os Emirados Árabes Unidos e o Reino Unido, de acordo com a informação disponibilizada pelo One World Data, da Universidade de Oxford (Reino Unido).

No país foram contabilizados desde o início da pandemia mais de 900 mil infeções e mais de 21 mil óbitos associados à Covid-19.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

Mudanças de comportamento nos idosos podem indiciar patologias

Mudanças de comportamento em idosos, como isolar-se ou não querer comer, são sinais a que as famílias devem estar atentas porque podem indiciar patologias cujo desenvolvimento pode ser contrariado, alertam médicos geriatras.

MAIS LIDAS

Share This