Novartis recebe aprovação europeia para Kesimpta® para o tratamento de adultos com esclerose múltipla com surtos activa

9 de Abril 2021

A Novartis acaba de anunciar que a Comissão Europeia aprovou o medicamento Kesimpta® (ofatumumab) para o tratamento de esclerose múltipla com surtos (EMS) em adultos com doença ativa definida por características clínicas ou imagiológicas.

Kesimpta apresenta um mecanismo de ação preciso e direcionado, tendo demonstrado uma eficácia superior e um perfil de segurança equivalente ao comparador, utilizado na prática clínica como primeira linha.

Esta é a primeira terapêutica altamente eficaz que pode ser autoadministrada, uma vez por mês em casa através da caneta Sensoready®, e poderá ser uma opção preferencial para doentes adultos com esclerose múltipla com surtos, lê-se na nota de imprensa.

“Com mais de 700.000 pessoas a viver com esclerose múltipla (EM) – uma condição incurável até agora – na Europa, é encorajador ver que a investigação continua a permitir desenvolver mais tratamentos. Saudamos a aprovação da Agência Europeia de Medicamentos que dá mais uma opção de tratamento às pessoas que vivem com esclerose múltipla com surtos”, afirmou Pedro Carrascal, presidente da Plataforma Europeia de Esclerose Múltipla (EMSP), citado no comunicado.

“Retardar o agravamento da doença é um dos principais objetivos na gestão da esclerose múltipla com surtos e as evidências mostram que o início precoce de um tratamento de alta eficácia pode melhorar os resultados a longo prazo. Além disso, conforme a doença progride, pode aumentar substancialmente os custos gerais de saúde, como resultado do agravamento da doença”, explicou Haseeb Ahmad, Global Head of Value & Access da Novartis.

Segundo Haseeb Ahmad, a “eficácia e o perfil de segurança favoráveis de Kesimpta têm o potencial de o tornar num tratamento de primeira linha para ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem com EM, além de representar um valor acrescentado na redução potencial dos custos médicos associados às terapêuticas de administração hospitalar. Kesimpta® é a confirmação do nosso compromisso em reimaginar a medicina e continuamos dedicados a ajudar a melhorar a vida das pessoas que vivem com esta doença”.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Esclerose Múltipla

Cristiana Lopes Martins, fisiatra nos hospitais de Portimão e Lagos (Unidade Local de Saúde do Algarve) e na Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano; Eduarda Afonso, fisiatra no hospital de Faro (Unidade Local de Saúde do Algarve)

Enfermeiros querem reunir com António Gandra d’Almeida

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) saudou esta quarta-feira a eleição de António Gandra d’Almeida como novo diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde. Em declarações ao nosso jornal, o responsável afirmou que vai solicitar uma reunião com António Gandra d’Almeida e a nova equipa.

Fernando Araújo: Autorizações para contratar médicos “têm demorado menos que três dias úteis”

Na comissão parlamentar de Saúde, esta quarta-feira, Fernando Araújo apresentou os feitos da reforma do Serviço Nacional de Saúde e da equipa que liderou enquanto diretor executivo. A reforma “tem conseguido alterar esta burocracia, estes patamares administrativos, estes tempos que eram incomportáveis na gestão do SNS”, tendo decorrido com o envolvimento dos profissionais: “de baixo para cima”.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights