Von der Leyen vacinada hoje com primeira dose da vacina

15 de Abril 2021

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, foi esta quinta-feira vacinada com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, anunciou a própria nas redes sociais, dizendo estar “muito satisfeita” por a vacinação europeia “ganhar ritmo”.

“Depois de termos passado as 100 milhões de vacinas [administradas] na UE, estou muito satisfeita por ter recebido hoje a minha primeira dose contra a covid-19”, escreveu Ursula von der Leyen, numa publicação na rede social Twitter, sem especificar qual o fármaco administrado.

Numa mensagem acompanhada por duas fotografias do momento da vacinação, a líder do executivo comunitário assinalou que “as vacinas vão continuar a ganhar ritmo, uma vez que as entregas estão a acelerar na União Europeia”.

“Quanto mais depressa vacinarmos, mais depressa poderemos controlar a pandemia”, adiantou.

Ursula von der Leyen, de 62 anos, foi hoje vacinada em Bruxelas numa altura em que a Bélgica está a vacinar pessoas em profissões cruciais, bem como doentes em risco de comorbidades.

O plano de vacinação belga arrancou em janeiro com os residentes e funcionários dos lares e os profissionais de saúde nos hospitais, seguindo-se depois o pessoal de cuidados de saúde primários e das instituições de cuidados comunitários e outros funcionários hospitalares. Em março, foram vacinadas pessoas com 65 ou mais anos.

Na quarta-feira, o executivo comunitário divulgou que a União Europeia (UE) atingiu as 100 milhões de doses de vacinas administradas contra a Covid-19 pelos países europeus, num total de mais de 126 milhões de doses recebidas.

A ferramenta ‘online’ do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) para rastrear a vacinação da UE, que tem por base as notificações dos Estados-membros, indica que, em termos percentuais, 7,5% da população adulta da UE já está totalmente inoculada (com as duas doses), enquanto 19,5% recebeu a primeira dose da vacina, ainda longe da meta dos 70% estipulada pela Comissão Europeia para final do verão.

A campanha de vacinação da UE tem sido marcada por atrasos na entrega de vacinas por parte da AstraZeneca e agora da Janssen (grupo Johnson & Johnson), depois de terem sido registados casos raros de formação de coágulos sanguíneos após a toma de ambos os fármacos.

Atualmente, estão aprovadas quatro vacinas na UE: Comirnaty (nome comercial da vacina Pfizer/BioNTech), Moderna, Vaxzevria (novo nome da vacina da AstraZeneca) e Janssen.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

Mudanças de comportamento nos idosos podem indiciar patologias

Mudanças de comportamento em idosos, como isolar-se ou não querer comer, são sinais a que as famílias devem estar atentas porque podem indiciar patologias cujo desenvolvimento pode ser contrariado, alertam médicos geriatras.

MAIS LIDAS

Share This