Campanha reforça importância dos profissionais de saúde no alerta para perigos da medicação de alívio

22 de Abril 2021

A primeira fase da campanha "Quebra o Ciclo - Deixa a asma sem fôlego" destina-se a profissionais de saúde, com o objetivo de os alertar para a importância de ajudarem os seus doentes a controlar a asma através da terapêutica de manutenção.

Esta iniciativa da AstraZeneca chegará ao público em geral depois de se dirigir a profissionais de saúde, uma vez que o papel destes é fundamental para mudar o comportamento dos doentes com asma e ajudar a manter a doença controlada.

O comunicado de imprensa indica que é essencial mudar comportamentos, esclarecer e informar sobre os riscos do excesso de confiança associado ao uso do inalador de alívio, reforçando a importância de manter a doença controlada, de forma a evitar que se tenha de recorrer com mais frequência à medicação de alívio.

Entre os cerca de 695 mil portugueses que vivem com asma, 43% não têm o problema controlado, o que leva a que, em busca de alívio dos sintomas, recorram ao agonista β2 de curta duração de ação três ou mais vezes por semana.

Nos últimos 50 anos, os inaladores de alívio têm sido o tratamento de primeira linha para a asma, muito devido à sua rápida capacidade de mitigar os sintomas. No entanto, a evidência científica atual confirma que o seu uso elevado está associado a um maior número de idas às urgências, bem como de hospitalizações e mortes.

Alertar os profissionais de saúde para este risco, de forma a ajudar os doentes, é o que se pretende com a campanha.

Uma das várias iniciativas de consciencialização, a decorrer ao longo de 2021, será um breve questionário que ajudará os doentes a avaliar a sua dependência e grau de confiança dos inaladores de alívio, permitindo aos profissionais de saúde identificar possíveis doentes em risco.

Saiba mais sobre esta campanha em www.saudeflix.pt.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This