Aldara Bizarro estreia performance que lança reflexão sobre acolhimento aos migrantes

22 de Abril 2021

A 'performance' "Foguete de Emergência #6" da coreógrafa Aldara Bizarro, que reúne em palco seis migrantes a viver em Lisboa, estreia-se no sábado, para lançar a reflexão sobre o contexto desta situação política e social na Europa.

Coproduzida pela Associação Renovar a Mouraria, que promove iniciativas comunitárias, e a cooperativa cultural Largo Residências, a ‘performance’ foi criada numa residência intensiva de cinco dias, realizada no início de abril, e é inspirada na “Enciclopédia dos Migrantes”.

A “Enciclopédia dos Migrantes” é um projeto experimental artístico da iniciativa de Paloma Fernández Sobrino, que visa produzir uma enciclopédia reunindo 400 testemunhos de histórias de vida de migrantes, e partiu do bairro Blosne, em Rennes, França, para uma rede de oito cidades da costa atlântica da Europa, entre a Finisterra bretã e Gibraltar.

Com direção artística de Aldara Bizarro e direção musical de Pedro Salvador, o elenco de “Foguete de Emergência #6” é composto por António Vasconcelos (Angola), Abubacar Balde (Congo), Margarita Sharapova (Rússia), Rosi Ferh (Brasil), Sabee Shrestha (Nepal) e Yanick Matondo (Guiné-Bissau).

Com esta ‘performance’, a coreógrafa Aldara Bizarro pretende promover uma reflexão política e social sobre a situação dos migrantes na Europa, e também “despertar a atenção coletiva para valores como hospitalidade e empatia”, segundo uma nota da produção sobre o novo trabalho da artista.

As apresentações realizam-se no sábado, na iniciativa “Dias da Liberdade da Junta de Freguesia de Arroios”, no Mercado de Culturas, às 11:00, e, no domingo, no âmbito do Festival Política, no Cinema São Jorge, às 11:15, com entradas gratuitas, e lotação limitada, devido ao contexto da pandemia Covid-19.

“Foguete de Emergência” é um projeto europeu coordenado pela L’Âge de la Tortue, numa iniciativa da artista Paloma Fernández Sobrino, como parte do programa Erasmus+.

Iniciativa transnacional, tem desenvolvimento em Rennes (França), Barcelona (Espanha), Bruxelas (Bélgica), Istambul (Turquia), Lisboa (Portugal) e Milão (Itália), através dos parceiros L’Âge de la Tortue, Universidade Rennes 2, Effecto Larsen, Universidade Galatarasay, CIFAS, Ariadna, Renovar a Mouraria e Culture 21.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights