Chefe do Governo espanhol apoia fim das patentes das vacinas mas pede mais ambição

7 de Maio 2021

O chefe do Governo espanhol apoiou esta sexta-feira a proposta dos Estados Unidos de suspender as patentes das vacinas contra a Covid-19, mas pediu “mais” ambição e propõe áreas de atuação.

“Saudamos a proposta do [Presidente dos EUA, Joe] Biden de suspender as patentes, mas achamos que não é suficiente e que temos de ser muito mais ambiciosos”, disse Pedro Sánchez, à chegada ao edifício da Alfandega do Porto, para participar na Cimeira Social, integrada na presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE).

Na quarta-feira, Joe Biden anunciou que apoiava a suspensão das patentes das vacinas contra a Covid-19, proposta inicialmente avançada pela Índia e pela África do Sul na Organização Mundial do Comércio (OMC).

Em sequência, na quinta-feira, o Governo espanhol fez circular entre os parceiros da UE “uma proposta” que não apenas defende a suspensão das patentes, mas propõe três áreas de atuação: acelerar a transmissão de conhecimento e tecnologia ao conjunto dos países, robustecer a capacidade de fabrico de vacinas em todo o planeta e acelerar a distribuição das vacinas aos países que mais precisam.

Políticos europeus como a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, ou o Presidente francês, Emmanuel Macron, mostraram-se disponíveis para debater a proposta, mas o Governo alemão já se opôs à ideia, assinalando que “o fator limitativo na fabricação de vacinas é a capacidade de produção e os elevados padrões de qualidade, não as patentes”.

Com o objetivo de harmonizar as posições, o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, anunciou na quinta-feira que o tema será debatido pelos chefes de Estado e de Governo da UE durante a Cimeira do Porto.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Fundação Champalimaud: Como os cérebros transformam sons em ações

Um novo estudo do Laboratório Renart, publicado na Current Biology, apresenta resultados que permitem a nossa compreensão sobre como as informações sensoriais e as escolhas comportamentais estão entrelaçadas dentro do córtex — a camada externa do cérebro que molda a nossa percepção consciente do mundo.

Xavier Barreto: “Não podemos andar de seis em seis meses a mudar tudo”

O presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) defendeu que uma das principais, e mais polémicas, reformas do Serviço Nacional de Saúde deve ser mantida pelo novo Governo. No âmbito da 13ª Conferência Valor APAH, Xavier Barreto afirmou “A reforma das ULS deve ser mantida”.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights