Miguel Albuquerque anuncia que a Madeira vai recebe 32 mil vacinas da Johnson no próximo mês

20 de Maio 2021

A Madeira vai receber em junho 32 mil vacinas contra a Covid-19 da Johnson, número superior ao inicialmente previsto, anunciou esta quinta-feira o presidente do Governo Regional, que mantém o objetivo de ter 70% da população inoculada em setembro.

“Vamos receber, além das 75 mil vacinas da Pfizer no mês de junho, 32 mil vacinas da Jonhson, o que significa que temos a possibilidade de, através de uma inoculação só, vacinar mais 32 mil pessoas. O número de vacinas da Johnson está acima daquilo que era a nossa previsão”, afirmou Miguel Albuquerque, à margem de uma visita ao cais da Ribeira Brava, que foi reabilitado.

Nas declarações aos jornalistas, o líder do executivo regional, de coligação PSD/CDS-PP, não precisou qual o aumento do número de vacinas relativamente ao inicialmente esperado. A Lusa questionou o seu gabinete posteriormente, mas não obteve resposta até ao momento.

Interrogado sobre se com estas vacinas mantinha o objetivo, previamente traçado, de ter 70% da população vacinada até ao final do mês de setembro, Miguel Albuquerque respondeu: “Em setembro, vamos jogar para setembro”.

O líder do executivo revelou que já estão vacinadas na região, que tem cerca de 260 mil habitantes, 126.998 pessoas.

“Temos com a primeira inoculação 35,4% e 14,6% com a segunda”, sublinhou.

O Plano Regional de Vacinação Covid-19 da Madeira estabelece três fases, a começar pelos grupos prioritários, ao que se seguem as pessoas com comorbilidades e, depois, o resto da população.

A estimativa aponta para que sejam vacinadas 50 mil pessoas na primeira fase, outras 50 mil na segunda fase e, por fim, 100 mil pessoas.

Questionado sobre a reabertura da região ao Turismo, o presidente do Governo Regional disse esperar que “corra bem”, lembrando a necessidade de continuarem a ser cumpridas as regras em vigor.

“Vamos ter de manter durante largos meses as regras de distanciamento social e higienização”, sublinhou.

Desde o início da pandemia, a Madeira contabiliza 9.295 casos confirmados de Covid-19, 8.921 doentes recuperados e 71 mortes.

O total de infeções ativas no arquipélago é de 243, segundo os dados divulgados na quarta-feira pela Direção Regional da Saúde.

Sobre a reabilitação do cais da Ribeira Brava, cujas fases um e dois estão concluídas, Miguel Albuquerque considerou a obra, orçada em 1,7 milhões de euros, “importantíssima” para a Madeira e para o concelho.

“Houve o cuidado de dar melhores condições, sobretudo aos pescadores, criando aqui um centro de abastecimento de água e eletricidade para as embarcações e que funciona mediante [a utilização de] um cartão”, destacou.

Esta obra, explicou o líder do executivo, insere-se no âmbito de um contrato-programa com a APRAM – Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira – para a requalificação destas infraestruturas, no valor global de 5,8 milhões de euros.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Manifesto do CPSA: 39 Propostas para Integrar Saúde e Ambiente nas Eleições Legislativas de 2025

O Conselho Português para a Saúde e Ambiente, presidido por Luís Campos, apresenta 39 propostas para as Legislativas de 18 de maio de 2025, defendendo a integração do ambiente em todas as políticas públicas, a redução da pegada ecológica do setor da saúde, a capacitação do sistema para crises ambientais e a promoção da literacia ambiental, visando proteger a saúde das populações face à crise climática e ambienta

Pirilampo Mágico regressa em maio para apoiar a inclusão

A campanha Pirilampo Mágico regressa de 9 de maio a 1 de junho, mobilizando centenas de voluntários em todo o país para apoiar pessoas com deficiência intelectual e promover a inclusão, sob o lema “A luz que abraça a diferença”.

Eutanásia: será isto realmente progresso?

Abel García Abejas, Médico – MGF Cuidados Paliativos; Doutorando em Medicina, Docente de Bioética na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior

Exercício em Pequenas Doses Tem Impacto Surpreendente

Novas investigações da NTNU mostram que apenas alguns minutos diários de exercício intenso são suficientes para melhorar a saúde cardiovascular e muscular, contrariando recomendações tradicionais e facilitando a adesão dos mais inativos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights