Madeira promove demonstração pública de projetos digitais na área da saúde

24 de Maio 2021

O "Madeira Digital Health and Wellbeing", uma iniciativa que congrega projetos digitais nas áreas da saúde e do bem-estar, promove a partir de hoje um conjunto de demonstrações públicas, no Funchal, sobre a utilização da tecnologia na medicina.

“O principal objetivo passa por dar a conhecer os diversos serviços e soluções que têm vindo a ser desenvolvidos e instalados para cidadãos, empresas, hospitais, centros de saúde e outras entidades da área”, refere, em comunicado, o UNINOVA – Instituto de Desenvolvimento de Novas Tecnologias, responsável pela iniciativa.

O “Madeira Digital Health and Wellbeing” decorre de hoje até 28 de maio, no Fórum Madeira, no Funchal, aberto a residentes e turistas, que poderão assistir a demonstrações e atividades de educação, promoção e utilização da tecnologia para a saúde digital.

“Globalmente, a iniciativa vai trabalhar como uma plataforma viva e catalisadora para a transformação digital através de partilha de conhecimento e permitindo o contacto direto com as tecnologias e experiências junto da população, turistas e com o tecido regional, contribuindo para a construção de uma comunidade vibrante e interativa de cidadãos, profissionais de saúde e fornecedores tecnológicos”, indica o UNINOVA.

No dia 26 de maio, quarta-feira, os visitantes poderão assistir ou participar em atividades de educação para a saúde digital e, no dia 27, haverá uma sessão dedicada a fisioterapeutas e profissionais do desporto.

No mesmo dia, será feita uma apresentação para o tecido empresarial de oportunidades de financiamento e inovação a nível europeu.

Para o dia 28 de maio, sexta-feira, está prevista uma sessão dedicada a clínicos e profissionais de saúde, com apresentação e demonstração de projetos em telemedicina (ICU4COVID), partilha de dados de saúde (Smart4Health) e suporte ao envelhecimento saudável (Smart Bear).

“Estes projetos colocam região não só na linha da frente da inovação a nível nacional e europeu, mas também como um caso real de integração da saúde e bem-estar digitais”, refere o UNINOVA.

O ICU4COVID, por exemplo, já está em funcionamento na Madeira.

O sistema permite o acompanhamento de doentes à distância e é tido como “solução inovadora” no contexto da pandemia de Covid-19, sendo que o objetivo é promover a criação de diversos eixos de telemedicina aplicada aos cuidados intensivos, espalhados pelo mundo.

O projeto envolve 20 unidades hospitalares em vários países europeus e representa um investimento global de 10,4 milhões de euros, financiado a 100% pelo programa comunitário Horizonte 2020.

A Madeira foi escolhida para a implementação do projeto-piloto ao nível nacional, com a ligação de nove camas – quatro em cuidados intensivos e quatro no serviço de urgência, no Hospital do Funchal, e uma no centro de saúde do Porto Santo – a um ‘cockpit’ de monitorização central.

O “Madeira Digital Health and Wellbeing” contempla também projetos na área dos dispositivos digitais de apoio à terceira idade e do registo digital de saúde, como é o caso do Smart4health, que visa criar um registo digital dos utentes interoperável ao nível europeu, de forma que possa ser acedido por qualquer serviço de saúde.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Netanyahu recebe alta hospitalar após cirurgia à próstata

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, teve hoje alta hospitalar, quatro dias após ser submetido a uma intervenção cirúrgica à próstata, embora tenha abandonado brevemente o hospital dois dias antes para participar numa votação parlamentar do orçamento.

MSF alerta para a vulnerabilidade das crianças em Gaza durante o inverno

A organização não-governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF) denunciou hoje a situação de vulnerabilidade que as crianças em Gaza enfrentam durante o inverno, após três bebés terem morrido de hipotermia devido à deterioração das condições de vida da população.

ULS de Coimbra recebe 209 novos Médicos Internos

A Unidade Local de Saúde de Coimbra deu as boas-vindas a 209 novos Médicos Internos, reforçando o compromisso com a formação médica e apelando a um compromisso sério com o Serviço Nacional de Saúde

Pedro Marques deixa Terceira para assumir ULS Lezíria

O presidente do conselho de administração do Hospital do Divino Espírito Santo da Ilha Terceira (HSEIT), nos Açores, Pedro Marques, deixou de exercer funções, segundo uma nota divulgada hoje pela unidade de saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights