Menos 2.500 cirurgias oncológicas entre janeiro e abril

13 de Maio 2020

 A cirurgia oncológica registou menos 2.500 operações entre janeiro e abril, face a período igual no ano passado, revelou hoje o secretário de Estado da Saúde, acrescentando que em sentido inverso a cirurgia muito prioritária aumentou 7%.

“Comparando o dia 01 de janeiro até são dia 30 de abril de 2020 [com o mesmo período em 2019] podemos dizer que temos cerca de menos de 2.500 doentes operados, o que em cirurgia oncológica, neste caso, corresponde a menos 15%. Esta redução foi essencialmente à custa de cirurgia com prioridade normal”, disse o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, na conferência de imprensa diária de atualização da pandemia de covid-19 em Portugal.

O governante, que respondia a uma questão dos jornalistas sobre queixas de doentes que dizem ter dificuldade na marcação de exames de gastroenterologia, disse que em sentido contrário aumentaram as cirurgias muito prioritárias.

“Em relação a períodos homólogos houve em casos de cirurgia muito prioritária um aumento de 7% o que é consentâneo porque fazendo menos em cirurgia com prioridade normal, se fez um pouco mais em cirurgia com muita prioridade”, disse o governante.

Sobre a questão das queixas para exames de gastroenterologia, António Lacerda Sales disse não ter “dados precisos sobre endoscopias e colonoscopias”, mas disse ter conhecimento de que a “radioterapia reduziu cerca de 10%”.

“Mas ainda assim foi uma redução inferior em relação a outras áreas de diagnóstico e terapêutica”, referiu antes de fazer um apelo à confiança no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

“Apelo a todos os doentes oncológicos e reforçar a mensagem de que não há quer temor, não há que ter receio porque os circuitos e os fluxos estão perfeitamente diferenciados, as condições de segurança são muito boas. Às vezes são bem piores as consequências de uma cirurgia que não se realiza do que o covid-19. Recorram porque o Serviço Nacional de Saúde está preparado para os acolher e operar”, disse.

António Lacerda Sales apontou, por fim, que o SNS está “a retomar de forma gradual a atividade assistencial programada”, garantindo que em relação à oncologia “houve sempre uma preocupação crescida”.

“Obviamente que essas marcações [de exames e cirurgias adiadas] terão de ser feitas no mais breve espaço de tempo”, concluiu.

Portugal contabiliza 1.175 mortos associados à covid-19 em 28.132 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

Relativamente ao dia anterior, há mais 12 mortos (+1,%) e mais 219 casos de infeção (+0,8%).

Das pessoas infetadas, 692 estão hospitalizadas, das quais 103 em unidades de cuidados intensivos, e o número de casos recuperados é de 3.182.

Portugal entrou no dia 03 de maio em situação de calamidade devido à pandemia, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência desde 19 de março.

Esta nova fase de combate à covid-19 prevê o confinamento obrigatório para pessoas doentes e em vigilância ativa, o dever geral de recolhimento domiciliário e o uso obrigatório de máscaras ou viseiras em transportes públicos, serviços de atendimento ao público, escolas e estabelecimentos comerciais.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Coimbra aumenta atividade assistencial na região em 2024

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra aumentou em 2024 a atividade assistencial na região, comparativamente a 2023, tendo ficado muito próxima de realizar um milhão de consultas e registado mais de cinco mil nascimentos.

Enfermeiros reagem a regime de dedicação plena com petição ao governo

Os enfermeiros que trabalham em Unidades de Saúde Familiar (USF) manifestaram a sua discordância em relação ao regime de Dedicação Plena imposto pelo Governo, através de uma petição promovida pela Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros (ASPE). 

Menopausa Precoce em Debate nas FNAC Talks

No passado dia 10 de janeiro, a FNAC de Alfragide recebeu mais uma edição das FNAC Talks, desta vez dedicada ao tema “Fertilidade e Menopausa Precoce”. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights