Presidente moçambicano fala hoje à nação sobre restrições em vigor

26 de Maio 2021

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, faz esta quarta-feira uma comunicação à nação sobre as medidas de prevenção da Covid-19 em vigor no âmbito da situação de calamidade pública, anunciou a presidência.

A intervenção está marcada para as 19:00 (18:00 em Lisboa), numa altura em que o país regista um abrandamento do número de mortes e casos.

Moçambique registou oficialmente um total de 19 mortes por Covid-19 desde o início de maio, uma redução de quase metade em relação ao mesmo período de abril, segundo o Ministério da Saúde (Misau).

A última intervenção do chefe de Estado aconteceu a 25 de abril, altura em que Nyusi anunciou um alívio parcial de restrições: reinício do campeonato nacional de futebol, mas sem público, e retoma de celebrações religiosas e outras reuniões com lotação até 30%.

Foi também autorizada a reabertura de casinos, museus, teatro, cinemas, auditórios e outros espaços similares com lotação limitada.

“O progresso que alcançámos no controlo da pandemia da Covid-19 é uma conquista que resulta do esforço e do sacrifício coletivo dos moçambicanos, no entanto, ainda não podemos baixar a guarda”, referiu na altura.

Moçambique tem um total acumulado de 833 óbitos e 70.636 casos, dos quais 97% recuperados e 16 internados.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 3.475.079 mortos no mundo, resultantes de mais de 167,1 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 17.021 pessoas dos 845.840 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Manifesto do CPSA: 39 Propostas para Integrar Saúde e Ambiente nas Eleições Legislativas de 2025

O Conselho Português para a Saúde e Ambiente, presidido por Luís Campos, apresenta 39 propostas para as Legislativas de 18 de maio de 2025, defendendo a integração do ambiente em todas as políticas públicas, a redução da pegada ecológica do setor da saúde, a capacitação do sistema para crises ambientais e a promoção da literacia ambiental, visando proteger a saúde das populações face à crise climática e ambienta

Pirilampo Mágico regressa em maio para apoiar a inclusão

A campanha Pirilampo Mágico regressa de 9 de maio a 1 de junho, mobilizando centenas de voluntários em todo o país para apoiar pessoas com deficiência intelectual e promover a inclusão, sob o lema “A luz que abraça a diferença”.

Eutanásia: será isto realmente progresso?

Abel García Abejas, Médico – MGF Cuidados Paliativos; Doutorando em Medicina, Docente de Bioética na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights