Politécnico de Leiria integra projeto internacional de comunicação para doentes entubados

14 de Maio 2020

A equipa de docentes da licenciatura em Terapia da Fala da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria participou num projeto internacional, que visa facilitar a comunicação de doentes entubados, devido à pandemia da covid-19.

Coordenadora do Departamento de Ciências e Tecnologias da Saúde da Escola Superior de Saúde (ESSLei) e investigadora do CiTechCare, Elsa Marta Soares, explicou que alguns doentes diagnosticados com a covid-19 necessitam de suporte respiratório e “podem ficar impossibilitados de falar, o que afeta todo o processo comunicativo entre o doente e os profissionais de saúde”.

“Conscientes desta necessidade, a equipa de terapeutas da fala da ESSLei decidiu integrar o projeto da Widgit, uma empresa londrina dedicada à comunicação aumentativa e alternativa, que já tinha iniciado a criação de um produto de apoio à comunicação com vários países de todo o mundo”, esclareceu Elsa Marta Soares.

Este produto assumiu um formato de tabela de comunicação e foi traduzido e adaptado para a realidade cultural portuguesa, encontrando-se disponível para ‘download’ gratuito na página da Widgit.

Esta tabela, “que deve ser impressa num formato frente e verso numa folha A4, é constituída por símbolos icónicos legendados e está organizada segundo necessidades básicas e de conforto (beber água ou ajustar a cama), condições clínicas (dor de garganta ou oxigénio), escala da dor, estados emocionais e informações pessoais que permitem conversar e fazer pedidos específicos (contactar família ou saudades)”, acrescentou a também professora adjunta convidada da ESSLei e investigadora do CIEd – Centro de Investigação e Educação da Universidade do Minho, Andreia Salvador.

Esta tabela tem ainda um sistema alfabético “para o caso de o doente querer comunicar algo específico que não esteja representado” no documento.

As terapeutas da fala aconselham a que este produto esteja sempre ao alcance do doente que, para comunicar a sua necessidade ou interesse, aponta para o símbolo desejado.

“Esta tabela, de fácil utilização e de baixo custo, pode contribuir para o aumento do bem-estar de cada doente, como também facilitar o processo de prestação de cuidados de saúde”, destacam ainda.

Elsa Marta Soares revelou que depois da partilha nas redes sociais e de contactos com terapeutas da fala, estes partilharam a informação com os profissionais de saúde que trabalham nos cuidados intensivos e o sistema já é utilizado em alguns hospitais portugueses.

“Mesmo indo para casa pode ser um facilitador de comunicação, tal como poder-se-á estender a pessoas que tiveram um AVC [acidente vascular cerebral] e não conseguem falar”, exemplificou Elsa Marta Soares.

As duas investigadoras estão já a trabalhar noutros projetos de comunicação não-verbal. Com o envolvimento dos alunos da ESSLei, as docentes desenvolveram uma tabela para o transporte de doentes não urgentes. “Quando os bombeiros vão buscar alguém que não fala, esta pode ser uma forma de comunicação”.

O objetivo é agora levar a tabela às tripulações do INEM. “Quando são chamados para uma emergência de alguém que tem um AVC, por exemplo, pode não ser possível ao doente falar e esta é uma forma facilitadora da comunicação”, rematou.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Psicólogos escolhem hoje novo bastonário

Mais de 21 mil psicólogos elegem hoje um novo bastonário, numas eleições que contam com três candidatos ao cargo desempenhado desde dezembro de 2016 por Francisco Miranda Rodrigues, que não concorre a um novo mandato.

Novos diagnósticos de VIH aumentam quase 12% na UE/EEE em 2023

 A taxa de novos diagnósticos de pessoas infetadas pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) cresceu 11,8% de 2022 para 2023 na União Europeia/Espaço Económico Europeu, que inclui a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein, indica um relatório divulgado hoje.

Idade da reforma sobe para 66 anos e nove meses em 2026

A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados hoje pelo INE.

Revolução no Diagnóstico e Tratamento da Apneia do Sono em Portugal

A Dra. Paula Gonçalves Pinto, da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, concorreu à 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH), com um projeto inovador para o diagnóstico e tratamento da Síndrome de Apneia Hipopneia do Sono (SAHS). O projeto “Innobics-SAHS” visa revolucionar a abordagem atual, reduzindo significativamente as listas de espera e melhorando a eficiência do processo através da integração de cuidados de saúde primários e hospitalares, suportada por uma plataforma digital. Esta iniciativa promete não só melhorar a qualidade de vida dos doentes, mas também otimizar os recursos do sistema de saúde

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

MAIS LIDAS

Share This