Ministro alemão lamenta escolha da Síria para conselho executivo da OMS

1 de Junho 2021

O ministro da Saúde da Alemanha, Jens Spahn, lamentou esta terça-feira a escolha da Síria para ocupar um lugar no conselho executivo da Organização Mundial de Saúde, numa conferência de imprensa em Berlim.

Spahn disse que a escolha da Síria, que foi confirmada sem debate ou dissidência numa reunião com países-membros da Organização Mundial de Saúde (OMS), em Genebra, refletiu a necessidade de trabalhar com alguns Governos em benefício do seu povo, especialmente em questões de saúde.

“Estou tudo menos feliz com esta decisão”, disse Spahn, quando questionado sobre o tema na conferência de imprensa.

No entanto, explicou que a cooperação internacional entre Estados soberanos é necessária: “São as imperfeições da ‘realpolitik’”.

“Especialmente quando se trata de questões de saúde e da saúde da população, a questão é sempre: Quem é que estamos a punir se não tornarmos possível a cooperação? Estamos a punir o regime ou a população?”.

Dezenas de trabalhadores médicos no noroeste da Síria, zona controlada pelos rebeldes, manifestaram-se na segunda-feira contra a decisão de conceder o lugar ao Governo do Presidente sírio, Bashar al-Assad, acusando-o de ser responsável pelo bombardeamento de hospitais e clínicas em todo o país, devastado pela guerra.

A Síria foi um dos 12 países membros da OMS escolhidos para propor novos membros para o conselho executivo de 34 membros, que é em grande parte um grupo técnico cujo papel é levar a cabo as decisões e aconselhar a assembleia.

A guerra da Síria fez quase 500 mil mortes e obrigou milhões de pessoas a sair do país desde que começou, em 2011.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

68% dos doentes não têm a asma controlada

Muito prevalente, subdiagnosticada e mal controlada, a asma ainda pode ser causa de morte no nosso país. Para aumentar a literacia sobre esta doença, o GRESP, a SPAIC e a SPP, embarcam no Autocarro da Asma para esclarecer a comunidade

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights