Ministro da Saúde guineense trabalha para equipar hospital central com meios de diagnóstico

7 de Junho 2021

O ministro da Saúde da Guiné-Bissau, Dionísio Cumba, disse esta segunda-feira que está a trabalhar para equipar o hospital nacional Simão Mendes com meios de diagnósticos, indispensáveis para que os médicos possam fazer um tratamento adequado dos doentes.

“Estamos neste momento a trabalhar com o Ministério das Finanças para colocarmos aqui dispositivos que possam permitir aos médicos fazer um diagnóstico certo e depois um tratamento adequado, sem isso não podemos avançar, nem chamar ao hospital nacional Simão Mendes, um hospital de referência”, afirmou Dionísio Cumba.

O ministro da Saúde falava, no hospital nacional Simão Mendes, na cerimónia de entrega de mil colchões para serem distribuídos por várias unidades hospitalares no país.

“Sabemos a situação real deste hospital. Há muita necessidade deste investimento. Estamos a trabalhar para equipar melhor o hospital e vamos conseguir mudar o rosto deste hospital e enquanto médico não me sinto à vontade de ter um hospital de referência nacional nestas condições”, referiu o ministro.

Segundo o governante, o hospital tem falta de máquinas de raio-X e de um ‘scanner’ para que se possa realizar uma TAC (tomografia computadorizada).

“Falta a parte de diagnóstico, temos muitas dificuldades em fazer um raio-X banal, não temos condições, não temos um ‘scanner’, TAC, que é fundamental. Tivemos acidentes de viação e não conseguimos fazer um diagnóstico certo dos pacientes”, lamentou Dionísio Cumba, antigo diretor clínico do hospital Simão Mendes.

“Sem estas condições básicas o médico não consegue fazer nada, não tem condições de fazer o tratamento, porque o diagnóstico é fundamental nesse sentido”, salientou.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Netanyahu recebe alta hospitalar após cirurgia à próstata

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, teve hoje alta hospitalar, quatro dias após ser submetido a uma intervenção cirúrgica à próstata, embora tenha abandonado brevemente o hospital dois dias antes para participar numa votação parlamentar do orçamento.

MSF alerta para a vulnerabilidade das crianças em Gaza durante o inverno

A organização não-governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF) denunciou hoje a situação de vulnerabilidade que as crianças em Gaza enfrentam durante o inverno, após três bebés terem morrido de hipotermia devido à deterioração das condições de vida da população.

ULS de Coimbra recebe 209 novos Médicos Internos

A Unidade Local de Saúde de Coimbra deu as boas-vindas a 209 novos Médicos Internos, reforçando o compromisso com a formação médica e apelando a um compromisso sério com o Serviço Nacional de Saúde

Pedro Marques deixa Terceira para assumir ULS Lezíria

O presidente do conselho de administração do Hospital do Divino Espírito Santo da Ilha Terceira (HSEIT), nos Açores, Pedro Marques, deixou de exercer funções, segundo uma nota divulgada hoje pela unidade de saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights