Autarca anuncia que Viseu avança com projeto de novo Centro Logístico Municipal

9 de Junho 2021

O município de Viseu vai centralizar serviços municipais e, ao mesmo tempo, recuperar uma zona industrial devoluta localizada na periferia da cidade, no âmbito do projeto do novo centro logístico, anunciou esta quarta-feira a presidente da autarquia, Conceição Azevedo.

O novo Centro Logístico Municipal será criado nas instalações da antiga fábrica da Sumol Compal, tendo a minuta do contrato de aquisição do edifício sido aprovada hoje em reunião de Câmara.

O investimento rondará os 2,28 milhões de euros. Com a concentração dos serviços municipais neste local, onde já estão instaladas as oficinas gerais dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS), o executivo acredita que será possível uma resposta mais célere e eficiente aos pedidos dos munícipes.

Segundo Conceição Azevedo, com o novo Centro Logístico Municipal, por um lado, é cumprido o objetivo de “melhorar a organização e o modo de funcionamento de muitos serviços logísticos da autarquia, que se encontram atualmente espalhados por diferentes edifícios”.

Por outro lado, será possível “reabilitar e requalificar um conjunto edificado de uso industrial atualmente devoluto, que está extremamente bem localizado e com boas acessibilidades”, acrescentou.

O município vai recuperar esta zona industrial e requalificar as instalações com recurso a fundos do Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas.

Conceição Azevedo lembrou que a autarquia já tinha aprovado uma Área de Reabilitação Urbana para o lote industrial onde se localizam as oficinas gerais do SMAS.

“Com este mecanismo, será possível recuperar o edificado e dar novas funções a este antigo espaço industrial que desempenha um importante papel no contexto urbanístico da nossa cidade, fomentando-se assim uma intervenção mais ampla no território envolvente”, sublinhou.

A autarca disse que, na reunião de Câmara de hoje, foram também aprovados “todos os pedidos de reprogramação ou recalendarização de projetos e atividades culturais e artísticas”, no âmbito do programa Viseu Cultura para este ano.

Conceição Azevedo recordou que “o município de Viseu tinha aberto esta possibilidade face às dificuldades geradas pela pandemia, que impediu que muitos destes espetáculos fossem realizados”.

A autarquia recebeu oito propostas de reprogramação e/ou recalendarização de projetos e atividades.

“Na sequência da aprovação destes pedidos, a Comissão de Avaliação do Viseu Cultura irá acompanhar de perto estes projetos sem programação definitiva, salvaguardando os interesses do município na valorização cultural do nosso concelho, de modo proporcional e coerente com os investimentos realizados”, afirmou.

Foi ainda adjudicada a obra correspondente à segunda fase da reabilitação do edifício que será a nova sede do SMAS, cuja empreitada tem um prazo de execução de 546 dias e representa um investimento de cerca de dois milhões de euros.

Situada no edifício com fachada para a Rua Dr. Luís Ferreira (Rua do Comércio), Travessa de S. Domingos e Rua D. Duarte, a nova sede é considerada mais uma âncora na estratégia de revitalização do centro histórico de Viseu.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

Mudanças de comportamento nos idosos podem indiciar patologias

Mudanças de comportamento em idosos, como isolar-se ou não querer comer, são sinais a que as famílias devem estar atentas porque podem indiciar patologias cujo desenvolvimento pode ser contrariado, alertam médicos geriatras.

MAIS LIDAS

Share This