Líderes da UE e os EUA querem que Covid-19 “passe a fazer parte dos livros de história”

15 de Junho 2021

O presidente do Conselho Europeu afirmou esta terça-feira que a União Europeia (UE) e os Estados Unidos querem que a pandemia de Covid-19 “passe a fazer parte dos livros de história”, sendo a “cooperação internacional” indispensável para o conseguir.

“Queremos que a pandemia de Covid-19 passe a fazer parte dos livros de história, e só há uma maneira para o fazer: a cooperação internacional”, sublinhou Charles Michel.

O presidente do Conselho Europeu falava em conferência de imprensa após a cimeira UE-EUA, que decorreu hoje em Bruxelas, e que reuniu o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, com Charles Michel e com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Numa conferência de imprensa que não contou com a presença de Biden, o presidente do Conselho Europeu salientou que é preciso garantir um acesso global à vacina, reiterando o objetivo de fazer com que “pelo menos dois terços” da população mundial esteja vacinada “até ao fim de 2022”.

“A recuperação global tem de significar recuperação para todos, não apenas para uns quantos escolhidos. Temos o dever, e o interesse, de assistir e apoiar os países menos desenvolvidos, não apenas na luta contra a Covid-19, mas também na recuperação económica”, apontou Charles Michel.

A seu lado, Von der Leyen destacou que “acabar com a pandemia em todo o lado e para toda a gente” é uma “prioridade conjunta” dos Estados Unidos e da UE, que foi abordada durante a reunião de hoje com Joe Biden.

“Concordámos que temos de andar mais rápido para ajudar a vacinar o mundo. Para o conseguirmos (…) concordámos em estabelecer uma ‘taskforce’ de vacinas UE-EUA, que (…) ajudará a identificar e a resolver os problemas que estão ligados à produção das vacinas”, indicou a presidente da Comissão.

À semelhança de Charles Michel, Von der Leyen destacou que é “necessário cooperar muito mais” para criar capacidades de produção de vacinas em regiões que, até ao momento, não as conseguem desenvolver.

“É preciso, não apenas trazer investimento privado (…), mas há também a questão de saber como é que se transfere o conhecimento da tecnologia para estas regiões”, referiu.

Von der Leyen salientou ainda que a UE e os Estados Unidos se comprometeram a “manter as cadeias de valor abertas e seguras” no que se refere às vacinas, por considerarem que há muitos ingredientes que são “necessários” para que, ao longo do tempo, se “consigam desenvolver as capacidades de manufatura” nas regiões em questão.

Ainda no tema da saúde, os líderes europeus e norte-americano abordaram a reforma da Organização Mundial da Saúde (OMS), que, segundo as palavras de Von der Leyen, precisa de um “compromisso renovado” e de “melhores capacidades para a deteção de surtos”.

“O poder de investigação da OMS tem de ser aumentado. Aprendemos as lições do passado: sabemos que perdemos tempo no início desta pandemia, e não queremos que isso volte a acontecer”, admitiu Von der Leyen.

Von der Leyen, Charles Michel e Biden reuniram-se hoje para uma cimeira UE-EUA, a primeira desde 2017.

À entrada para o encontro, o Presidente norte-americano afirmou que existe uma “grande oportunidade” para os norte-americanos trabalharem com os europeus.

“Estamos a reafirmar o facto de que é manifestamente do interesse dos Estados Unidos ter uma grande relação com a NATO e com a UE. Tenho uma opinião muito diferente do meu predecessor [Donald Trump] sobre este aspeto”, afirmou Joe Biden.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Psicólogos escolhem hoje novo bastonário

Mais de 21 mil psicólogos elegem hoje um novo bastonário, numas eleições que contam com três candidatos ao cargo desempenhado desde dezembro de 2016 por Francisco Miranda Rodrigues, que não concorre a um novo mandato.

Novos diagnósticos de VIH aumentam quase 12% na UE/EEE em 2023

 A taxa de novos diagnósticos de pessoas infetadas pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) cresceu 11,8% de 2022 para 2023 na União Europeia/Espaço Económico Europeu, que inclui a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein, indica um relatório divulgado hoje.

Idade da reforma sobe para 66 anos e nove meses em 2026

A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados hoje pelo INE.

Revolução no Diagnóstico e Tratamento da Apneia do Sono em Portugal

A Dra. Paula Gonçalves Pinto, da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, concorreu à 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH), com um projeto inovador para o diagnóstico e tratamento da Síndrome de Apneia Hipopneia do Sono (SAHS). O projeto “Innobics-SAHS” visa revolucionar a abordagem atual, reduzindo significativamente as listas de espera e melhorando a eficiência do processo através da integração de cuidados de saúde primários e hospitalares, suportada por uma plataforma digital. Esta iniciativa promete não só melhorar a qualidade de vida dos doentes, mas também otimizar os recursos do sistema de saúde

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Cerimónia de Abertura da 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde: Inovação e Excelência no Setor da Saúde Português

A Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH) realizou a cerimónia de abertura da 17ª edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, destacando a importância da inovação e excelência no setor da saúde em Portugal. O evento contou com a participação de representantes de várias entidades de saúde nacionais e regionais, reafirmando o compromisso com a melhoria contínua dos cuidados de saúde no país

MAIS LIDAS

Share This