Macau alarga vacinação a maiores de 12 anos

17 de Junho 2021

Macau vai alargar a partir de sexta-feira a vacinação contra a Covid-19 a maiores de 12 anos, unicamente com a vacina da Pfizer/BioNTech, baseada no RNA mensageiro (mRNA), anunciaram esta quinta-feira as autoridades de saúde.

“Vamos estender a vacina mRNA a pessoas com idade igual ou superior a 12 anos, a partir de amanhã”, disse o médico Tai Wai Hou, coordenador do plano de vacinação, durante a conferência diária sobre a situação da pandemia no território.

O responsável informou ainda que haverá 800 vagas por dia para esta faixa etária.

Os cerca de 683 mil residentes em Macau podem escolher entre a vacina da Sinopharm, desenvolvida na China, e a produzida pelas farmacêuticas norte-americana Pfizer e a alemã BioNtech, com a vacina chinesa a liderar as preferências da população.

Segundo os Serviços de Saúde, “a proporção atual de marcações diárias para as vacinas da Sinophram e de mRNA [BioNtech/Pfizer] é de cerca de 85 para 15”.

Apesar de a população poder escolher que vacina tomar, com um prático sistema de marcação ‘online’ e vários horários à disposição, a vacinação está ainda muito aquém do que é necessário para atingir a imunidade coletiva (mais de 80% da população, segundo a Organização Mundial da Saúde).

Desde o início da campanha de vacinação, em 09 de fevereiro, foram vacinadas 191.961 pessoas, tendo 108.925 tomado a primeira dose e apenas 83.036 as duas, segundo dados divulgados hoje.

As autoridades de saúde têm multiplicado os apelos à população para que se vacine contra a doença.

Na quarta-feira, as autoridades anunciaram também a abertura de um novo posto de vacinação “de grande dimensão” no Centro Desportivo Mong-Há, em cooperação com o Hospital Kiang Wu, onde será administrada a vacina da farmacêutica chinesa Sinophram.

O espaço, com capacidade inicialmente para 1.000 vagas por dia, deverá começar a funcionar a partir da próxima segunda-feira, dia 21 de junho.

Os restantes locais de vacinação também vão aumentar o número de vagas, prevendo os Serviços de Saúde que os 15 postos atualmente em funcionamento passem a ter uma capacidade diária para 8.200 pessoas, que deverão subir para um total de 10.000 “após a entrada em funcionamento do Centro Desportivo Mong-Há”.

Macau identificou apenas 52 casos desde o início da pandemia e não registou qualquer morte por Covid-19 nem qualquer surto comunitário.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

68% dos doentes não têm a asma controlada

Muito prevalente, subdiagnosticada e mal controlada, a asma ainda pode ser causa de morte no nosso país. Para aumentar a literacia sobre esta doença, o GRESP, a SPAIC e a SPP, embarcam no Autocarro da Asma para esclarecer a comunidade

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights