Novas regras para restauração e estabelecimentos turísticos

9 de Julho 2021

Os restaurantes em concelhos de maior risco passam a ter de exigir certificado digital ou teste negativo à Covid-19 a partir das 19:00 de sexta-feira e aos fins de semana, para refeições no interior dos estabelecimentos.

O Conselho de Ministros de quinta-feira decidiu também que o acesso a estabelecimentos turísticos e de alojamento local em todo o território continental passa a estar sujeito às mesmas regras.

Estas medidas aplicam-se a partir de sábado.

Preciso de certificado ou teste para esplanadas ou ir ao restaurante durante a semana? 

Não. Na restauração, as novas regras só se aplicam a partir das 19:00 de sexta-feira e aos fins de semana, durante todo o horário de funcionamento dos restaurantes, para refeições no interior.

Esta situação permite aos restaurantes dos concelhos de risco elevado ou muito elevado permanecerem abertos até às 22:30 aos fins de semana e feriados, em vez de fecharem portas às 15:30.

As pastelarias e cafés também estão abrangidos por estas regras? 

Não. Esta medida aplica-se apenas ao fornecimento de refeições no interior dos restaurantes, deixando de fora as pastelarias e cafés.

Quais os testes aceites pelos restaurantes? 

São quatro as tipologias de testes aceites: os PCR e antigénio com resultado laboratorial e também os auto-testes feitos presencialmente (à entrada do estabelecimento) ou perante um profissional de saúde.

Para agilizar o acesso aos auto testes, estes vão passar a ser vendidos nas lojas de retalho alimentar, como supermercados.

No caso dos estabelecimentos turísticos, em que situações é necessário apresentar teste ou certificado? 

Sempre. “A exigência de teste nos hotéis é em todo o território nacional e todos os dias”, precisou a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, na quinta-feira.

Assim, estão abrangidos pelas novas regras todos os estabelecimentos turísticos e de alojamento local, em todo o território continental, independentemente da taxa de incidência existente no concelho em causa.

A medida não abrange, porém, crianças até aos 12 anos de idade.

Quais os tipos de teste aceites pelos estabelecimentos turísticos?

Esta questão está por esclarecer, devendo ser clarificada no despacho do Governo que determina a aplicação das novas regras, a ser publicado em Diário da República.

Na conferência de imprensa realizada depois do Conselho de Ministros de quinta-feira, o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, referiu que o certificado digital ou teste é apresentado no momento do ‘check-in’.

LUSA7HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights