PAM alerta sobre insegurança alimentar no Afeganistão

20 de Agosto 2021

O Programa Alimentar Mundial alertou esta sexta-feira que "uma pessoa em cada três" corre risco de carência alimentar no Afeganistão face à guerra e aos efeitos do aquecimento global.

“Além do conflito, a população afegã já enfrentava uma grave crise alimentar em 2021, um ano que já estava definido como muito difícil”, disse Mary-Ellen McGroarty, responsável do PAM em Cabul, à France-Presse.

O país, que está a ser afetado pelas consequências económicas provocadas pela pandemia de Covid-19, “enfrenta a segunda seca em três anos” sendo que a população ainda não recuperou das secas que assolaram o Afeganistão em 2017 e 2018.

“Verificou-se uma redução de 40% na colheita de trigo, em resultado de um dos invernos mais secos dos últimos 30 anos. Tivemos muito pouca neve em Cabul este ano”, afirmou acrescentando que se regista “um impacto devastador no setor pecuário”.

A situação alimentar agravou-se com a guerra, tendo os agricultores abandonado os locais de cultivo e os pomares.

A destruição de infraestruturas como pontes, barragens e estradas dificultou de forma preocupante o acesso aos alimentos, disse ainda a responsável pela agência das Nações Unidas na capital do Afeganistão.

A guerra e a seca provocaram igualmente a inflação dos preços dos alimentos: o trigo está 24% mais caro atualmente em relação aos preços dos últimos cinco anos.

“A situação é desastrosa. Os últimos dados indicam que 14 milhões de pessoas enfrentam atualmente riscos de fome: uma em cada três. Dois milhões de crianças correm o risco de subnutrição”, alerta McGroarty.

Responsável por uma equipa de 480 pessoas, entra as quais 440 são cidadãos afegãos, McGroarty mantém os trabalhos no país, indicando que o PAM opera nas zonas controladas pelos talibãs há vários anos.

“O PAM, as Nações Unidas e o sistema humanitário estão determinados em ficar e fornecer a resposta humanitária necessária”, disse indicando que o Programa Alimentar Mundial prevê ajudar nove milhões de afegãos até ao final do ano.

Para esta operação, o organismo precisa, com urgência, de 200 milhões de dólares e alerta que a situação pode agravar-se durante os próximos meses.

“Nós temos invernos rigorosos no Afeganistão. Quando a neve começa a cair, várias comunidades, e distintas zonas, ficam isoladas. Temos de levar mantimentos para essas zonas antes da chegada do inverno”, avisa a responsável do PAM.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Novos diagnósticos de VIH aumentam quase 12% na UE/EEE em 2023

 A taxa de novos diagnósticos de pessoas infetadas pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) cresceu 11,8% de 2022 para 2023 na União Europeia/Espaço Económico Europeu, que inclui a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein, indica um relatório divulgado hoje.

Idade da reforma sobe para 66 anos e nove meses em 2026

A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados hoje pelo INE.

Revolução no Diagnóstico e Tratamento da Apneia do Sono em Portugal

A Dra. Paula Gonçalves Pinto, da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, concorreu à 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH), com um projeto inovador para o diagnóstico e tratamento da Síndrome de Apneia Hipopneia do Sono (SAHS). O projeto “Innobics-SAHS” visa revolucionar a abordagem atual, reduzindo significativamente as listas de espera e melhorando a eficiência do processo através da integração de cuidados de saúde primários e hospitalares, suportada por uma plataforma digital. Esta iniciativa promete não só melhorar a qualidade de vida dos doentes, mas também otimizar os recursos do sistema de saúde

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Cerimónia de Abertura da 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde: Inovação e Excelência no Setor da Saúde Português

A Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH) realizou a cerimónia de abertura da 17ª edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, destacando a importância da inovação e excelência no setor da saúde em Portugal. O evento contou com a participação de representantes de várias entidades de saúde nacionais e regionais, reafirmando o compromisso com a melhoria contínua dos cuidados de saúde no país

Crescer em contacto com animais reduz o risco de alergias

As crianças que crescem com animais de estimação ou em ambientes de criação de animais têm menos probabilidade de desenvolver alergias, devido ao contacto precoce com bactérias anaeróbias comuns nas mucosas do corpo humano.

MAIS LIDAS

Share This