Presidente da Câmara diz que comportamento de jovens no Porto Santo é “inqualificável”

20 de Agosto 2021

O presidente da Câmara Municipal do Porto Santo considera que a atitude de alguns jovens de férias na ilha, relativamente às regras de prevenção da pandemia, é “inqualificável” e contribuiu para um aumento de casos de Covid-19 naquele território.

“Foi inqualificável a atitude dos jovens, o que se passou no Porto Santo, e merece o total repúdio da Câmara Municipal”, disse hoje Idalino Vasconcelos à agência Lusa.

Os mais recentes dados, divulgados quinta-feira pela Direção Regional de Saúde (DRS), indicam que no Porto Santo estavam diagnosticados 81 casos ativos de Covid-19.

A ilha tem uma população na ordem dos 5.000 residentes, mas nos meses de verão, sendo um destino de férias procurado sobretudo pelos habitantes na ilha Madeira, chega a registar 30.000 pessoas no seu território.

O aumento de casos de Covid-19 registado nos últimos dias levou as autoridades de saúde a criar um novo espaço de confinamento com 50 camas, no Pavilhão Multiúsos, no centro da ilha, visto que a unidade hoteleira dedicada a esta tarefa, com 42 camas, tinha esgotado a sua capacidade.

Nas últimas semanas surgiram relatos sobre “comportamentos irresponsáveis” de muitos jovens que passam férias na ilha, com o registo de ajuntamentos, sem cumprimento das regras preventivas “entre a meia-noite e a 01:00, que é o recolher obrigatório, sobretudo junto aos bares”, mencionou o autarca.

“Diariamente somos informados sobre os problemas de concentração de jovens, muitos deles menores, bêbados”, apontou Idalino Vasconcelos, opinando que a situação se deve também à “falta de supervisão parental”.

O autarca lamentou que este tipo de situações aconteçam “apesar dos apelos do município”, porque prejudicam os residentes e comerciantes da ilha, além de afetarem a imagem do Porto Santo como destino turístico seguro.

“Foi pena não ter existido a ação pedagógica que foi pedida pela Câmara do Porto Santo às forças de segurança, tal como no ano passado”, declarou, recordando que decorreram reuniões com as autoridades de fiscalização e segurança antes do período de férias e foi “garantido um reforço de policiamento”.

Idalino Vasconcelos sublinhou que a situação na ilha “podia ser bem melhor se não houvesse a atitude irresponsável da maioria dos jovens” que ali estão de férias.

O município corrobora, por isso, a posição dos residentes que “têm manifestado a sua insatisfação”.

Contudo, Idalino Vasconcelos referiu que se verificam episódios de desacatos em quase todos os destinos turísticos nesta altura do verão.

“É necessário que todos façam a sua parte e apelo aos jovens para que sejam mais responsáveis, apelo ao seu civismo e para que tenham mais consciência sobre a consequência dos seus atos”, disse.

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, afirmou na segunda-feira que a situação no Porto Santo era “muito complicada” e anunciou que ia pedir uma maior intervenção das forças de segurança, nomeadamente com a aplicação de multas nos casos de incumprimento das regras preventivas.

A DRS refere que a ilha do Porto Santo registou um total de 201 infetados desde o início da pandemia, somando 120 doentes recuperados e um óbito associado à doença.

As autoridades de saúde da Madeira sinalizaram na quinta-feira 47 novos casos de Covid-19 e 30 recuperações no arquipélago, sendo que o total de infeções ativas no arquipélago é de 352, com oito doentes hospitalizados e 75 vítimas mortais.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ordem dos Médicos procura ideias inovadoras para melhorar o sistema de saúde em Portugal

A iniciativa está aberta a todos os cidadãos – nacionais ou estrangeiros -, desde que organizados em grupos de dois a cinco elementos e com pelo menos um médico inscrito na Ordem dos Médicos. Desta forma, o Prémio Best Ideas in Healthcare pretende estimular a inovação e o empreendedorismo em saúde, mas também incentivar a criação de equipas multidisciplinares, entre médicos e outros profissionais

Luís Campos distinguido com o Prémio Nacional de Medicina Interna 2024

O Prémio Nacional de Medicina Interna 2024 foi atribuído a Luís Campos, fundador e presidente do Conselho Português para a Saúde e Ambiente e comissário do Plano Nacional de Saúde 2021-2030, que ainda se destaca pelas suas funções atuais de presidente do Comité de Qualidade de Cuidados e Assuntos Profissionais da Federação Europeia de Medicina Interna e da coordenação da Medicina Interna da Clínica CUF Belém.

Luís Duarte Costa assume presidência da SPMI

Luís Duarte Costa acaba de tomar posse como presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) para o triénio 2024/2027. Os novos órgãos sociais tomaram posse na Assembleia Geral da sociedade que decorreu no último dia do 30.º CNMI.

OMS lança mecanismo para angariar mais dinheiro

 A Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou no domingo um mecanismo destinado a angariar fundos “sustentáveis, previsíveis e flexíveis” para financiar as prioridades para o período 2025-2028.

Banco Alimentar recolheu 1.755 toneladas de alimentos

A campanha do Banco Alimentar contra a Fome recolheu este fim de semana 1.755 toneladas de alimentos em mais de 2.000 superfícies comerciais do país, avançou esta segunda-feira a instituição de solidariedade social.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights