Imunologista norte-americano diz que “não há dúvida” sobre necessidade de terceira dose de vacina

30 de Agosto 2021

 O imunologista norte-americano Anthony Fauci, conselheiro da Casa Branca, disse este domingo que "não há dúvida" de que as pessoas vão precisar de uma terceira dose da vacina contra a Covid-19 devido à variante Delta do novo coronavírus.

Em declarações à imprensa, Fauci indicou que a administração do Presidente Joe Biden continua focada em dar uma terceira dose das vacinas Pfizer/BioNTech e Moderna de forma “rápida e viável”, decorridos oito meses sobre a segunda toma, com este plano a começar a funcionar na semana de 20 de setembro se o regulador do medicamento der o seu aval.

Joe Biden sugeriu na sexta-feira que estava a ser ponderada a possibilidade de administrar, de forma generalizada, doses adicionais após cinco meses, seguindo o conselho do primeiro-ministro israelita, Naftali Bennett.

Anthony Fauci referiu que, apesar de se manter a recomendação dos oito meses, os Estados Unidos serão flexíveis quanto a eventuais alterações nos prazos caso novos dados o justifiquem.

A administração da terceira dose foi autorizada em meados de agosto pelo regulador do medicamento norte-americano, mas apenas para doentes imunodeprimidos.

Israel foi o primeiro país do mundo a generalizar a toma de uma terceira dose, na tentativa de conter a disseminação da variante Delta do SARS-CoV-2, mais contagiosa.

A pandemia da Covid-19 provocou pelo menos 4.492.854 mortes em todo o mundo, entre mais de 215,87 milhões de infeções, segundo o mais recente balanço da agência noticiosa AFP.

Nas estatísticas, os Estados Unidos continuam a ser o país com mais mortes (637.237) e mais infeções (38,7 milhões).

A covid-19 é uma doença respiratória causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, tipo de vírus detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Brasil aprova vacina em dose única contra a chikungunya

As autoridades sanitárias brasileiras aprovaram hoje o registo de uma vacina em dose única contra a chikungunya, um fármaco desenvolvido pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica franco-austríaca Valneva.

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights