Politécnico de Coimbra avança com projeto de promoção da saúde mental e bem-estar da comunidade estudantil

18 de Abril 2024

O Politécnico de Coimbra viu aprovada, recentemente, uma candidatura ao Programa de Promoção da Saúde Mental no Ensino Superior que vai permitir implementar o projeto “+ SaBe: + Saúde e Bem-estar”.

O projeto tem como objetivo contribuir para o sucesso do percurso académico dos estudantes e do seu processo de formação e desenvolvimento pessoal global, através da promoção de uma boa saúde mental e bem-estar e da prevenção, tratamento e reabilitação das doenças mentais. A iniciativa ambiciona alcançar uma crescente independência nos estudantes através da capacitação e desenvolvimento de competências socio emocionais importantes, com a implementação de estratégias ajustadas à realidade do IPC e da sua comunidade académica.

O projeto “+ SaBe: + Saúde e Bem-estar” vai ser financiado em 318.423,60€ pelo Programa de Promoção da Saúde Mental no Ensino Superior. A candidatura resultou de um trabalho integrado de diversas áreas de intervenção da instituição, nomeadamente a Unidade de Saúde e Bem-Estar dos Serviços de Ação Social, o Serviço de Saúde Ocupacional e Ambiental e o Gabinete de Desporto.

Segundo Ana Ferreira, vice-presidente da instituição, “a aprovação desta candidatura permitirá reforçar as valências do IPC, aumentando a capacidade de resposta às necessidades da comunidade académica, especialmente os estudantes, e a sinalização e acompanhamento adequado das pessoas que enfrentam desafios, frequentes e recorrentes no ensino superior, em termos de saúde mental”.

O projeto contempla cinco níveis de intervenção e diversas ações, entre as quais se destacam, por exemplo, a implementação e dinamização de um programa de mentoria e formação entre pares, de sessões multidisciplinares e workshops de diversos âmbitos, realização de um diagnóstico relativo aos fatores de risco psicossocial entre os membros da comunidade académica do Politécnico de Coimbra, dinamização de sessões de pilates e yoga, promoção, difusão, implementação e acompanhamento de um modelo para a prática de ginástica postural para os membros da comunidade académica, criação e conservação de um circuito pedestre de manutenção física no campus do IPC com estações que permitam a prática de exercício físico ao ar livre entre os membros da sua comunidade, dinamização de um centro de recursos psicopedagógicos e de inclusão com técnicos qualificados e materiais, no âmbito do Programa de Apoio em Rede ao Estudante com Necessidades Educativas Específicas (PARENEE) da instituição, reforço do número de consultas de psicologia e de psiquiatria dirigidas a estudantes e a outros membros da comunidade académica com diagnóstico de situações relacionadas com saúde mental, e formalização de protocolo com um centro de competência psiquiátrica.

Ana Ferreira reforça que este “é um projeto inclusivo, dirigindo-se a todos os estudantes, independentemente da sua origem, género, etnia ou qualquer outra característica; multidisciplinar, envolvendo profissionais das mais diversas áreas de intervenção para que possa acrescentar o máximo e melhor valor possível à vida de cada pessoa que seja possível impactar com o mesmo; e tem em vista uma atuação promotora da saúde mental e do bem-estar, agindo precocemente na identificação de fatores de risco, prevenindo o agravamento de situações de doença mental, ambicionando que cada indivíduo se torne cada vez mais resiliente, capaz de se autorregular emocionalmente, atingindo um melhor equilíbrio mental e emocional”.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights