Médicos de Tigray condenam mortes “desnecessárias” por falta de medicamentos e equipamentos

5 de Janeiro 2022

Os médicos do maior hospital de Tigray condenaram as mortes "desnecessárias" de pacientes devido à escassez de medicamentos e equipamento médico agravada pelo conflito que assola há mais de um ano o estado no norte da Etiópia.

A falta de oxigénio, fluidos intravenosos e mesmo peças sobressalentes para equipamento médico tornaram as operações cirúrgicas praticamente impossíveis nos últimos seis meses, afirmam os médicos do Ayder Referrel Hospital, em Makele, a capital de Tigray, numa declaração divulgada esta terça-feira.

“Como resultado, crianças estão a ser deixadas a morrer, doentes com cancro tratáveis não estão a receber cuidados, doentes com fraturas são forçados a permanecer imobilizados”, acrescentaram os médicos, citados pela agência France-Presse.

“Os pacientes estão a morrer quando poderiam ter sido facilmente salvos por uma simples hemodiálise. Os doentes que há anos recebem diálise no nosso hospital estão a morrer porque o equipamento que deveria ter chegado até nós, não pôde chegar”, lamentaram ainda.

O acesso ao estado de Tigray, no norte da Etiópia, é restrito e a informação dada pelos médicos não pôde ser confirmada de forma independente pela AFP.

Mas a região está toda sujeita a um ‘blackout’ das comunicações e as Nações Unidas já denunciaram o “efetivo bloqueio” à chegada da ajuda humanitária destinada aos seis milhões de habitantes do Tigray.

Nenhum camião de ajuda humanitária chegou a Tigray desde 14 de dezembro e alguns camiões que estavam à espera de entrar na região foram saqueados, denunciou o Gabinete da ONU para a Coordenação dos Assuntos Humanitários, OCHA.

Os médicos do Ayder Referrel Hospital disseram que tinham pedido ajuda aos comerciantes de Mekele para obterem sabão e detergentes, enquanto as enfermeiras já não tinham luvas e o hospital tinha ficado sem antibióticos e analgésicos.

“Seja qual for a causa do conflito, não é justo privar os mais pobres dos pobres dos cuidados de saúde”, dizem os médicos tigray.

O conflito, que eclodiu em novembro de 2020 quando o primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed, enviou tropas para Tigray para derrubar as autoridades locais, acusadas de rebelião, fez já milhares de mortos e expulsou mais de dois milhões de pessoas das suas casas, de acordo com a ONU.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada hoje, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights