APIFVET destaca o papel fundamental da vacinação na saúde animal e pública no Dia Mundial da Vacinação Animal

20 de Abril 2024

No Dia Mundial da Vacinação Animal, a APIFVET, associação comprometida com a saúde e o bem-estar animal, realça a importância crítica da vacinação como meio de promover a saúde animal e proteger a saúde pública.

O Dia Mundial da Vacinação Animal assinala a necessidade contínua de avançar nas práticas de prevenção de doenças em animais de companhia e produção.

“Estamos diante de um marco na saúde animal onde a vacinação não é apenas e só uma medida de prevenção, mas uma verdadeira necessidade e demonstração de responsabilidade com o bem-estar animal e segurança alimentar,” afirma o Dr. Jorge Moreira da Silva, presidente da APIFVET. “As estatísticas mostram um investimento contínuo na investigação e desenvolvimento e é nosso dever assegurar que este avanço se mantenha mantendo o foco no desenvolvimento de novas vacinas”

De acordo com os dados fornecidos pela Animal Health Europe, as inovações no campo das vacinas estão a reduzir drasticamente a incidência de doenças,  a mortalidade e o uso de antibióticos, contribuindo assim para uma abordagem de saúde mais sustentável e integrada  de uma maneira decisiva nos conceito “ Uma só Saúde “ e um só “Bem Estar “

“A vacinação representa uma dupla vitória: melhora o bem-estar dos animais e garante uma cadeia alimentar mais segura,” continua o Dr. Jorge Moreira da Silva. “Ao celebrarmos o Dia Mundial da Vacinação Animal, reconhecemos o empenho de todos os profissionais que, com o seu trabalho, tornam estas conquistas possíveis.”

A APIFVET, reiterando o seu compromisso com a melhoria contínua das condições de saúde animal, apela à comunidade médico- veterinária para manter o alto padrão de vigilância e cuidado, que tem sido uma força motriz para a saúde animal em Portugal e além-fronteiras.

Os dados referidos foram fornecidos pela Animal Health Europe, da qual a APIFVET é associada, refletindo o estado atual e o impacto altamente positivo das boas práticas de vacinação a nível europeu.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

68% dos doentes não têm a asma controlada

Muito prevalente, subdiagnosticada e mal controlada, a asma ainda pode ser causa de morte no nosso país. Para aumentar a literacia sobre esta doença, o GRESP, a SPAIC e a SPP, embarcam no Autocarro da Asma para esclarecer a comunidade

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights