Covid-19: SNS tem 9.000 testes e privados 17.000, diz ministra

23 de Março 2020

O SNS tem um stock de 9.000 testes para a covid-19. Marta Temido garante que o Governo está a procurar adquirir mais.

“Estamos a trabalhar através do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge, temos um stock que permite 9.000 testes no Serviço Nacional de Saúde e temos uma informação do que o setor privado terá cerca 17.000 testes disponíveis para o serviço de todos”, afirmou Marta Temido, na conferência de imprensa diária das autoridades de saúde sobre a situação da pandemia do novo coronavírus, que causa a doença da covid-19.

A ministra disse ainda que estão a realizar um “conjunto de contactos” com várias entidades e a procurar fazer “uma aquisição de testes significativa” que permita “um maior fôlego” aos serviços de saúde.

Relativamente às máscaras, Marta Temido adiantou que às 22:00 de sexta-feira a reserva estratégica nacional tinha mais de dois milhões de máscaras tipo 2 (cirúrgicas) e um conjunto de entregas para distribuição.

A ministra defendeu que é necessário assegurar que “a capacidade de aquisição é garantida” e que a reserva estratégica nacional não fique baixa e a distribuição seja feita conforme a necessidade dos serviços de saúde.

“É importante que se perceba que os equipamentos de proteção individual são de facto um bem escasso” e que é preciso gerir “o mais racionalmente possível”, afirmou Marta Temido, que disse compreender “a ansiedade de quem continua a trabalhar nos mais diversos setores”, como supermercados, farmácias ou indústrias que se mantêm a trabalhar”.

SO/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDI dedica mês de maio à consciencialização para a Doença Inflamatória do Intestino (DII)

A APDI – Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino, colite ulcerosa, doença de Crohn está a dedicar, mais uma vez, o mês de maio à consciencialização para a Doença Inflamatória do Intestino (DII) seguindo as indicações da EFFCA – Federação Europeia das  Associações de Doença de Crohn e Colite Ulcerosa que neste ano de 2024 escolheu como mote “A  DII não tem fronteiras”.

Nuno Jacinto: “A Medicina Geral e Familiar tem um papel central em todos os sistemas de saúde”

O presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) reforçou a importância da especialidade na promoção da saúde e prevenção da doença. No âmbito do Dia Mundial do Médico de Família, Nuno Jacinto falou ao HealthNews sobre os constragimentos que estes profissionais de saúde enfrentam e dos desafios que os cuidados de saúde primários enfrentam em Portugal.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights