Governo de Espanha pede responsabilidade nos primeiros passeios e prática desportiva

3 de Maio 2020

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, apelou hoje à prudência e responsabilidade dos cidadãos na primeira saída de casa autorizada pelo executivo desde a declaração do estado de emergência devido à covid-19, para dar passeios ou praticar desportos individuais.

“Hoje damos um novo passo nas medidas de alívio do confinamento, mas devemos fazê-lo com prudência e responsabilidade. O vírus continua a estar aí”, disse Pedro Sánchez, numa publicação na sua conta pessoal no Twitter, assinalando assim o início da autorização para que os espanhóis possam sair de casa.

Além disso, o primeiro-ministro espanhol pediu aos cidadãos que respeitem as indicações e sigam as regras de higiene e distanciamento social.

A partir deste sábado, as pessoas com mais de 14 anos podem dar passeios e praticar desportos individuais, respeitando alguns horários e a distância de segurança, saídas que contribuem para a caminhada das crianças que começaram a ser permitidas a ir à rua no passado domingo depois de mais de um mês de confinamento devido à pandemia da covid-19.

As medidas fixadas pelo Ministério da Saúde de Espanha estabelecem horários para que pessoas com mais de 14 anos que pratiquem desporto ou façam passeios a pé não coincidam com aquelas com mais de 70 anos ou com crianças que saem às ruas com um adulto.

Para os cidadãos com mais de 14 anos, o desporto individual e as caminhadas só podem ser realizados entre as 06:00 e as 10:00 e entre as 20:00 e as 23:00.

A prática desportiva pode ser realizada uma vez por dia e sem limite de tempo dentro do horário permitido e dentro do município em que reside, enquanto as caminhadas devem ser realizadas a uma distância não superior a um quilómetro da casa onde vivem e podem ser acompanhadas por uma única pessoa com quem se viva, ou seja, caminhadas a pares.

As pessoas com mais de 70 anos e aquelas que precisam de sair acompanhadas por motivos de necessidade podem passear entre as 10:00 e as 12:00 e entre as 19:00 e as 20:00.

O horário para que as crianças possam sair à rua, acompanhadas por um adulto, é entre as 12:00 e as 19:00, segundo as medidas do Ministério da Saúde de Espanha, indicando que poderão passear diariamente, no máximo por uma hora e a uma distância não superior a um quilómetro da casa onde residem.

Segundo o boletim de sexta-feira, Espanha registou, nas últimas 24 horas, 281 mortes devido ao novo coronavírus, um aumento ligeiro em relação às 268 de quinta-feira, havendo até agora um total de 24.824 óbitos, segundo as autoridades sanitárias do país.

De acordo com o Ministério da Saúde espanhol, há 1.175 novos casos positivos, elevando para 215.216 o total de infetados confirmados pelo teste PCR, o mais fiável na deteção do vírus.

Os números diários, divulgados na sexta-feira, indicam ainda que, nas últimas 24 horas, há 2.628 pessoas curadas depois de terem contraído a doença, sendo o total de 114.678 desde o início da pandemia.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 235 mil mortos e infetou mais de 3,3 milhões de pessoas em 195 países e territórios.

Mais de um milhão de doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Relatório de saúde STADA 2024: sistemas de saúde na Europa precisam de reformas urgentes

Os sistemas de saúde europeus estão em crise e necessitam de uma reforma urgente, revela o Relatório de Saúde da STADA 2024. Este inquérito representativo, que envolveu cerca de 46.000 entrevistados em 23 países europeus, destaca que os sistemas de saúde não conseguem atender adequadamente às necessidades de muitos europeus, levando-os a assumir a responsabilidade pela sua própria saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights