SARS-Cov-2 adicionado à lista de vírus a investigar pelo projeto NOVIRUSES2BRAIN

7 de Maio 2020

Depois da descoberta que o SARS-CoV-2 pode causar danos neurológicos, Comissão Europeia convida equipa liderada por Miguel Castanho a estender investigação a este vírus

Depois da recente descoberta que alguns dos doentes infetados com COVID-19 perdem o olfato e o paladar, direta ou indiretamente, pelas células nervosas, o projeto NOVIRUSES2BRAIN, liderado por Miguel Castanho, investigador principal do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM) e Professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, inclui agora a análise do SARS-CoV-2. Segundo o investigador, o principal objetivo será “conferir aos pacientes de COVID-19 a possibilidade de terem medicação que os proteja não apenas dos vírus circulantes no sangue, mas também dos vírus que se possam alojar no cérebro”.

“Desde cedo que se suspeitou que o SARS-CoV-2 atinge o Sistema Nervoso Central, porque muitos pacientes de COVID-19 perdem o sentido do olfato e do paladar. Estudos recentes vieram não só confirmar que o SARS-CoV-2 atinge o cérebro, como pode causar danos neurológicos sérios em alguns pacientes”, que, como adianta, “é o que se passa com o vírus da Dengue. Portanto, é lógico que utilizemos as estratégias que estávamos a desenvolver contra o vírus de Dengue ao vírus SARS-CoV-2”.

Assim, a equipa que coordena irá debruçar-se sobre esta investigação, sem esquecer os objetivos iniciais do projeto, até porque, relembra Miguel Castanho, “o risco de outras epidemias, como Zika ou Dengue, é real e não podemos baixar a guarda. Juntaremos mais esforço humano estudando em paralelo o SARS-CoV-2. Juntamos este vírus, causador da COVID-19, à lista de prioridades, mas não substituímos prioridades”.

Recorde-se que o projeto NOVIRUSES2BRAIN, que recebeu um financiamento de 4,2 milhões de euros, no ano passado, no âmbito do mecanismo de financiamento europeu FETOPEN, tem como objetivo desenvolver medicamentos exclusivos para erradicar várias espécies virais no sistema nervoso central, nomeadamente, no cérebro.

CI/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Escola Superior de Enfermagem do Porto: 127 anos de história

Advertisement

A Escola Superior de Enfermagem do Porto completa 127 anos de existência no próximo dia 15 de junho. Num programa com três dias dedicados à Escola, as comemorações contam com atividades culturais, uma sessão solene comemorativa e um passeio pedestre.

Greve dos médicos a 05 e 06 de julho

Advertisement

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) anunciou hoje uma nova greve para 05 e 06 de julho, alegando que o Governo continua sem apresentar uma proposta de aumentos salariais a menos de um mês do fim das negociações.

Mais de 1,7 milhões sem médico de família

Advertisement

O número de utentes sem médico de família atribuído subiu 4,7% entre abril e maio deste ano, ultrapassando agora os 1,7 milhões, indica o portal da transparência do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

PS chumba comparticipação total a bombas de insulina

Advertisement

O PS chumbou hoje no parlamento a comparticipação total de sistemas híbridos perfusão subcutânea contínua de insulina, que tinha por objetivo aumentar a qualidade de vida das pessoas com diabetes tipo 1.

MAIS LIDAS

Share This