SARS-Cov-2 adicionado à lista de vírus a investigar pelo projeto NOVIRUSES2BRAIN

7 de Maio 2020

Depois da descoberta que o SARS-CoV-2 pode causar danos neurológicos, Comissão Europeia convida equipa liderada por Miguel Castanho a estender investigação a este vírus

Depois da recente descoberta que alguns dos doentes infetados com COVID-19 perdem o olfato e o paladar, direta ou indiretamente, pelas células nervosas, o projeto NOVIRUSES2BRAIN, liderado por Miguel Castanho, investigador principal do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM) e Professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, inclui agora a análise do SARS-CoV-2. Segundo o investigador, o principal objetivo será “conferir aos pacientes de COVID-19 a possibilidade de terem medicação que os proteja não apenas dos vírus circulantes no sangue, mas também dos vírus que se possam alojar no cérebro”.

“Desde cedo que se suspeitou que o SARS-CoV-2 atinge o Sistema Nervoso Central, porque muitos pacientes de COVID-19 perdem o sentido do olfato e do paladar. Estudos recentes vieram não só confirmar que o SARS-CoV-2 atinge o cérebro, como pode causar danos neurológicos sérios em alguns pacientes”, que, como adianta, “é o que se passa com o vírus da Dengue. Portanto, é lógico que utilizemos as estratégias que estávamos a desenvolver contra o vírus de Dengue ao vírus SARS-CoV-2”.

Assim, a equipa que coordena irá debruçar-se sobre esta investigação, sem esquecer os objetivos iniciais do projeto, até porque, relembra Miguel Castanho, “o risco de outras epidemias, como Zika ou Dengue, é real e não podemos baixar a guarda. Juntaremos mais esforço humano estudando em paralelo o SARS-CoV-2. Juntamos este vírus, causador da COVID-19, à lista de prioridades, mas não substituímos prioridades”.

Recorde-se que o projeto NOVIRUSES2BRAIN, que recebeu um financiamento de 4,2 milhões de euros, no ano passado, no âmbito do mecanismo de financiamento europeu FETOPEN, tem como objetivo desenvolver medicamentos exclusivos para erradicar várias espécies virais no sistema nervoso central, nomeadamente, no cérebro.

CI/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights