Direção da ANEM contra novo curso de medicina e diz que é uma medida “populista”

3 de Setembro 2020

A direção da Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM) anunciou esta quarta-feira que é contra a abertura de novos cursos de Medicina. A associação considera a medida "populista" e prejudicial à qualidade da formação médica em Portugal.

Em comunicado, a ANEM refere que “a abertura de um novo curso de Medicina na região de Lisboa, onde já cerca de 1.500 alunos e mais de 500 internos estagiam, sobrecarregará, ainda mais, a capacidade das instituições formadoras e afetará, inquestionavelmente, a qualidade do ensino ministrado, principalmente ao nível de cuidados de saúde primários.”

Por outro lado, a associação manifestou profunda preocupação com que o número de vagas disponíveis para estágios, destinados aos futuros médicos especialistas, estejam “próximas do limite máximo”.

“Assim, é expectável que o número de médicos sem especialidade aumente nos próximos anos, afetando negativamente a qualidade dos cuidados de saúde prestados ao nível do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Mais, a sucessiva dilapidação de recursos e o desinvestimento crónico no SNS tornaram-no pouco atrativo, o que, aliado à inexistência de vagas na especialidade, promove o êxodo e emigração de profissionais que, por sua vez, diminuem cada vez mais o número de médicos disponíveis para acompanhar e formar futuros médicos”.

A ANEM questiona, ainda, a viabilidade da decisão. “A abrir este ano, não se entende como se poderá reavaliar o curso em 2021, dado que o mesmo terá de ser adaptado; e a optar pela abertura somente em 2021, fica a questão porque é que a Agência para a Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) não optou pelo não acreditação do curso, dando mais um ano à Universidade Católica Portuguesa para resolver as graves lacunas identificadas no parecer da Ordem dos Médicos?”

A associação afirma que é contra a decisão anunciada esta quarta-feira sobre a abertura de um novo curso de medicina no ensino privado. A ANEM fala em “medida populista” e afirma que a medida resultará “numa diminuição global da qualidade da formação, não sendo movida por qualquer questão ideológica de universidades públicas contra privadas.”

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights