Câmara de Palmela exige nova Unidade de Saúde Familiar na Quinta do Anjo

11 de Maio 2020

A Câmara de Palmela apelou hoje ao Governo para que viabilize uma nova Unidade de Saúde Familiar (USF) na Quinta do Anjo, para substituir a atual, “a funcionar em instalações alugadas e subdimensionada” face ao aumento da população local.

“A Câmara Municipal reivindica, uma vez mais, junto da tutela, a rápida construção deste equipamento, de forma a assegurar a prestação de cuidados de saúde primários à população da freguesia de forma condigna”, refere um comunicado divulgado hoje pela autarquia do distrito de Setúbal.

“Reitera também a necessidade de uma resposta concreta sobre o terreno que propôs para a construção e a tipologia do equipamento a construir, para que seja possível formalizar a sua cedência à Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e objetivar o compromisso a estabelecer entre as partes”, lê-se na mesma nota.

A tomada de posição do executivo da Câmara de Palmela surge na sequência da aprovação, por unanimidade, de uma moção pela construção da Unidade de Saúde Familiar de Quinta do Anjo, na reunião pública de 8 de maio.

A moção alerta para os problemas da atual Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Quinta do Anjo e para o elevado número de utentes sem médico de família, destacando também as diligências do município junto da Administração Central, bem como a disponibilidade para colaborar na procura de uma solução.

“A Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Quinta do Anjo continua, hoje, a funcionar em instalações alugadas, no rés-do-chão de um prédio na urbanização Portais da Arrábida e, apesar do enorme esforço e dedicação da equipa, debate-se com problemas quer de subdimensionamento perante as exigências de uma comunidade em franco crescimento, quer de falta de recursos materiais e humanos para fazer face às necessidades”, refere o documento aprovado por unanimidade pelo executivo camarário, de maioria CDU.

De acordo com a autarquia, que cita dados do ACES (Agrupamento de Centros de Saúde) Arrábida, de 2019, dos mais de 10 mil inscritos naquela unidade de saúde, alegadamente subdimensionada face ao aumento da população daquela freguesia do concelho de Palmela, há 24,7% de utentes sem médico de família.

“Na freguesia, à falta de recursos materiais soma-se a preocupante falta de recursos humanos, com as restantes Unidades de Saúde em funcionamento – Bairro dos Marinheiros e Olhos de Água/Quinta das Flores – a registarem 100% de utentes (1.815) sem médico de família e deficientes condições de trabalho e acolhimento”, acrescenta o texto da moção da Câmara de Palmela.

A Câmara Municipal de Palmela recorda ainda que luta pela construção de uma nova unidade de saúde há cerca de duas décadas e lembra que disponibilizou, em 2002, um terreno para a construção daquele equipamento de saúde.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights