DGS: Mães contagiadas devem utilizar máscara e cumprir higiene rigorosa durante amamentação

19 de Maio 2020

De acordo com a norma da DGS publicada esta terça-feira, todos os recém-nascidos de uma mãe diagnosticada com Covid-19 devem ser submetidos a um teste. As recomendações prevêem que seja feito nas primeiras 24 horas após o nascimento.

Recém-nascidos de mães infetadas devem ser testados nas primeiras 24 horas após nascimento. Mães devem amamentar com máscara e manter higiene rigorosa das mãos e mamas para prevenir contágio. A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu esta terça-feira um conjunto de cuidados a prestar a recém-nascidos durante a maternidade.

De acordo com o documento, todos os recém-nascidos de uma mãe diagnosticada com Covid-19 devem ser submetidos a um teste. As recomendações prevêem que seja feito nas primeiras 24 horas após o nascimento.

Segundo as orientações da DGS, caso o bebé teste positivo ao novo coronavírus a mãe pode decidir se quer deixar a cargo de outro cuidador que esteja saudável ou se prefere assumir o risco. No entanto, a decisão “deve ser feita caso a caso, numa decisão partilhada entre a mãe e a equipa dos profissionais de saúde, a qual deve ponderar: a condição clínica da mãe e do recém-nascido, o desejo de amamentar, os recursos existentes para separar o recém-nascido e as condições existentes para um alojamento conjunto em segurança”.

As mães infetadas que optarem em manter o contacto direto com o bebé deverão reforçar os cuidados. De acordo com a DGS “se a mãe, devidamente esclarecida, pretender contacto pele a pele, deve cumprir higiene rigorosa das mãos, mamas e tronco e utilizar máscara cirúrgica”. Caso a opção seja a do afastamento temporário, a extração mecânica pode ser uma alternativa e o leite pode ser administrado por um cuidador saudável.

As orientações dadas podem ser adaptadas à realidade de cada instituição e à avaliação clínica de cada caso.

CI/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Governo vai reforçar penas contra agressores de profissionais de saúde

O Governo decidiu esta quinta-feira em Conselho de Ministros reforçar o quadro criminal de agressões e ofensas contra vários grupos de profissionais públicos, nomeadamente forças e serviços de segurança, guardas prisionais, profissionais de saúde e professores e auxiliares.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights