Cecília Shinn Médica de Família; Cordenadora do Internato Médico de Medicina Geral e Familiar, na Região de Lisboa e Vale do Tejo

Os Orientadores são a estrutura e o futuro da Medicina Geral e Familiar

05/19/2020

[xyz-ips snippet=”Excerpto”]

Os Orientadores são a estrutura e o futuro da Medicina Geral e Familiar

19/05/2020 | Covid 19, Opinião

O Internato de Medicina Geral e Familiar (MGF) faz 40 anos em 2021, e a sua evolução tem acompanhado a par e passo a evolução dos Cuidados de Saúde Primários em Portugal. O objetivo do Internato é transformar médicos sem formação específica em profissionais altamente competentes que possam proporcionar os melhores cuidados de saúde possíveis no contexto da sua comunidade, maximizando ao mesmo tempo o potencial de cada interno. Para isso, o interno precisa de consolidar e expandir conhecimentos adquiridos na formação pré-graduada, dominar técnicas e aptidões próprias da especialidade e treinar um sentido crítico que permita a atualização permanente de conhecimentos nos 30 a 40 anos seguintes ao programa de diferenciação.

Em 1981, o “Internato Complementar de Generalista” começou, com resistências e hesitações, um programa de 3 anos em que apenas 6 meses eram passados em prática extra-hospitalar. Em 1987, já tinham sido formados 184 Clínicos Gerais que contribuíram como Orientadores para outros Clínicos Gerais realizarem a sua formação em exercício (médicos não especialistas que optaram por serem colocados a trabalhar em Centros de Saúde, com o compromisso de poderem realizar a sua formação enquanto trabalhavam).

Em 2007, havia 23 internos e 180 Orientadores em formação na Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, e em 2020 já temos 799 Internos sob a Orientação de 550 especialistas em Medicina Geral e Familiar. Atualmente, o programa de formação especializada em MGF tem a duração de 4 anos, com grande enfoque na formação nas unidades de saúde da comunidade. Temos a nível nacional uma capacidade formativa de cerca de 500 especialistas em Medicina Geral e Familiar por ano em Portugal.

Tudo isto só é possível graças aos Orientadores de Formação. São especialistas de MGF, médicos de família com listas de utentes volumosas, horas já apertadas para todas as obrigações de acompanhamento da doença aguda, da doença crónica, da promoção da saúde e estilos de vida saudáveis, de atividades preventivas, de governação clínica e de atualização médica constante, além de contribuírem para Atendimento Complementar e outros projetos na Comunidade. São médicos com paixão e dedicação para o ensino, para a tutoria acompanhada, são médicos que partilham durante cerca de 4 anos as suas listas de utentes.

Ensinar através da demonstração e reflexão em relação à preparação e organização da consulta, aos motivos da consulta, à relação médico-doente, à escuta terapêutica, à marcha diagnóstica num mundo de incertezas, à aplicação da medicina baseada na evidência à pessoa inserida no seu contexto biopsicossocial, à capacitação do utente na gestão da sua saúde, promovendo o desenvolvimento da autonomia faseada do interno, a supervisão à distância e o trabalho em equipa; estes são alguns dos desafios que os Orientadores têm de enfrentar.

Os Orientadores são a estrutura e o futuro da Medicina Geral e Familiar. São a pedra basilar, são a casa da Medicina Geral e Familiar. Temos formadores cada vez melhores, que produzem mais internos e cada melhores preparados.

No Dia Mundial do Médico de Família, importa reconhecer e homenagear, entre outros, aqueles que colaboram diariamente na formação dos Médicos de Família do futuro e que dedicam o seu tempo ao futuro do SNS em Portugal. A todos eles, o nosso Muito Obrigado.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Doença de Parkinson: BIAL expande opções terapêuticas com KYNMOBI®

A BIAL anuncia o lançamento de KYNMOBI®, o primeiro filme sublingual para tratar episódios OFF na doença de Parkinson. Disponível em Portugal e Espanha, esta solução inovadora promete alívio rápido dos sintomas, melhorando a qualidade de vida dos doentes.

Especialistas reúnem-se em Lisboa para debater linfomas e apoio ao doente

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) organiza, a 12 de abril, o 3.º Seminário sobre Linfomas no Auditório do Metro de Lisboa. O evento abordará desde o diagnóstico até à retoma da vida, reunindo especialistas e promovendo apoio a doentes e cuidadores.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights