Investigadores testam com êxito uma nova terapia para cancro da mama triplo negativo

27 de Maio 2020

Estes tipos de tumores TNBC não expressam nenhum dos três recetores envolvidos na maioria dos cancros da mama (estrogénio, progesterona e HER2). Portanto, os tratamentos mais comuns, como a terapia hormonal, não são viáveis nestes pacientes.

O novo estudo, liderado por Mar Orzáez, investigadora principal do Laboratório de Peptídeos e Proteínas do Centro de Investigação Príncipe Felipe (CIPF), e Ramón Martínez Máñez (na imagem), membro da Unidade Conjunta do CIPF e da Universidade Politécnica de Valência (UPV) em Mecanismos de Doenças e Nanomedicina, demonstra que um tratamento combinado de um indutor de senescência e uma nanopartícula senolítica remove seletivamente células senescentes, atrasa a crescimento tumoral e reduz as metástases num modelo agressivo de cancro em ratos.

Até ao momento, a aplicação de indutores de senescência representa uma estratégia de tratamento bem-sucedida em doentes com cancro da mama, embora a acumulação de células senescentes no corpo possa, por vezes, promover a recorrência do tumor.

A senescência celular ou o envelhecimento ocorrem em situações fisiológicas e patológicas. Quando uma célula entra em senescência, deixa de se dividir e liberta substâncias que provocam inflamação.

Quando ocorre uma acumulação descontrolada dessas células senescentes, o excesso de fatores inflamatórios pode acabar por danificar as células saudáveis, contribuindo para o envelhecimento, o aparecimento de patologias como diabetes, doenças neurodegenerativas ou o desenvolvimento de tumores e metástases.

Com esta nova abordagem, após a indução da senescência, as células são eliminadas mediante o tratamento com uma nanopartícula senolítica. Abre-se uma nova oportunidade terapêutica para melhorar os resultados em pacientes com cancro da mama e, ao mesmo tempo, propõe-se um novo tratamento combinado que pode ser relevante para outros fármacos quimioterapêuticos indutores de senescência.

Os resultados, publicados no “Journal of Controlled Release” (JCR), oferecem novas abordagens terapêuticas para avançar com ensaios clínicos e permitem abordar diferentes tipos de tumores.

Orzáez e Máñez referem que “a indução da senescência nos tumores representa um avanço no tratamento do cancro, que pode ser ainda maior em combinação com este tipo de tratamentos senolíticos que eliminam as células senescentes e ajuda a reduzir as metástases”.

Manuel Serrano, do “Institut de Recerca Biomèdica” (IRB), em Barcelona, também colaborou no estudo.

Artigo original Aqui

NR/HN/Adelaide Oliviera

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

Victor Ramos: SNS precisa de uma “equipa de pilotagem”

O Serviço Nacional de Saúde precisa de um órgão de coordenação técnica e estratégica que não se confunda com a equipa política, defende o presidente da Fundação para a Saúde – SNS, Victor Ramos. É uma equipa de pilotagem de um serviço extremamente complexo, “muito necessária para evitar os ziguezagues, sobretudo descontinuidades, perdas de memória”.

Lucro da Sanofi cai 43% para 1.333 ME no 1.º trimestre

A Sanofi, empresa que opera na área da saúde e que tem presença em Portugal, registou 1.333 milhões de euros de lucro no primeiro trimestre, uma descida de 43,2% relativamente aos primeiros três meses de 2023, foi anunciado.