Mário André Macedo Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil

Crianças e Covid-19

06/01/2020

[xyz-ips snippet=”Excerpto”]

Crianças e Covid-19

01/06/2020 | Opinião | 0 comments

Este é um dia da criança diferente do habitual. Grande parte das nossas crianças não regressaram às aulas para o terceiro período, as creches ficaram quase 3 meses encerradas e as atividades extracurriculares foram suspensas. O confinamento social imposto pela resposta à pandemia, criou uma situação que em janeiro seria totalmente imprevisível.

Vários pais abordam-me com as suas legitimas dúvidas sobre o impacto que o Covid-19 poderá ter nos seus filhos.

Dado o desconhecimento e novidade da doença, aliado à dificuldade em aceder a fontes fidedignas, é natural o receio sentido pelos pais.
Felizmente, na idade pediátrica, esta doença é maioritariamente benigna. As crianças são um grupo minoritário de todos os casos conhecidos. Em Portugal, a idade dos 0-9 anos corresponde apenas a 2,11% dos casos conhecidos.

Por sua vez, a totalidade da idade pediátrica é responsável por 5,5% dos casos. Estes dados são sobreponíveis a várias experiências internacionais. A razão para este diminuto peso relativo das crianças explica-se por duas dimensões complementares: i) por um lado as crianças possuem menos recetores onde o vírus se aloja e desencadeia a infeção, logo, tem menor probabilidade de contrair a doença; ii) por outro lado, tratando-se de um teste doloroso, conjugado com um curso natural da doença normalmente sem complicações, não há uma estratégia de testagem tão agressiva como noutras camadas etárias.

A maioria dos casos pediátricos têm a sua origem em focos de transmissão familiares. Este dado pode ter várias leituras, se por um lado com o encerramento de escolas é natural que o principal foco de contágio seja em casa, por outro lado, sugere que para a criança se infetar, é necessária uma maior exposição ao vírus.

Reveste-se de enorme importância, na forma como planeamos o desconfinamento, obter a resposta à seguinte questão: sabendo que as crianças não desenvolvem doença grave e têm uma menor probabilidade de ser infetadas, poderão, no entanto, ser vetores de transmissão a populações mais vulneráveis?

O papel das crianças na transmissão do Sars-Cov-2 não é claro. Alguns estudos franceses sugerem que o papel das crianças será mínimo, talvez por desenvolverem menores cargas virais. São necessários mais estudos para validar esta hipótese, a confirmar-se, trata-se de ótimas noticias, que irá permitir abrir creches com maior segurança. Mais importante, irá permitir aos pais deixar os seus filhos com confiança, diminuindo o seu absentismo e aumentado a produtividade da nossa economia, dimensão essencial nos tempos que se avizinham.

Agora que os serviços de saúde regressam ao normal, é urgente regularizar a situação vacinal, assim como as consultas de vigilância de saúde infantil com os enfermeiros e médicos de família. Recuperar a cobertura vacinal é um dos objetivos prioritários de curto prazo. A reemergência de doenças como o sarampo é uma realidade que conhecemos bastante bem, não podemos correr o risco de abrir uma nova frente de preocupação na saúde pública.

Pais, contactem o vosso enfermeiro de família, agendem com segurança uma consulta de vigilância e atualizem o estado vacinal dos vossos filhos. Trata-se de uma medida simples que salva vidas!

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Doença de Parkinson: BIAL expande opções terapêuticas com KYNMOBI®

A BIAL anuncia o lançamento de KYNMOBI®, o primeiro filme sublingual para tratar episódios OFF na doença de Parkinson. Disponível em Portugal e Espanha, esta solução inovadora promete alívio rápido dos sintomas, melhorando a qualidade de vida dos doentes.

Especialistas reúnem-se em Lisboa para debater linfomas e apoio ao doente

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) organiza, a 12 de abril, o 3.º Seminário sobre Linfomas no Auditório do Metro de Lisboa. O evento abordará desde o diagnóstico até à retoma da vida, reunindo especialistas e promovendo apoio a doentes e cuidadores.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights