PAN quer que o Governo reforce o número de especialistas em saúde pública

4 de Junho 2020

O partido político PAN (Pessoas-Animais-Natureza) solicitou esta quinta-feira ao Ministério de Saúde informação sobre as medidas de reforço da saúde pública que serão implementadas durante a fase de desconfinamento, a metodologia que deverá ser envolvida no trabalho de proximidade dos profissionais com a tecnologia emergente e os planos previstos para evitar uma segunda vaga de contágio.

A deputada Bebiana Cunha defende que “nesta fase é essencial haver um reforço dos profissionais da saúde pública, dos seus equipamentos e metodologias”. É neste sentido que a deputada alerta para a necessidade de reforçar o número de especialistas em saúde pública. “Temos realidades de um profissional por cada 80 mil pessoas, quando deveríamos ter um profissional por cada 25 a 30 mil pessoas. A importância de reforço e atualização destes profissionais, também ao nível tecnológico, tem sido validada nas sessões de trabalho do Infarmed. Precisamos de um programa funcional e eficaz de vigilância e alerta epidemiológico”.

O PAN quer que o Governo garanta um sistema de vigilância epidemiológica “eficaz” no risco do contágio e propagação do novo coronavírus em Portugal, defendendo que “as competências técnicas, científicas e as metodologias utilizadas pelos profissionais de saúde pública permitem controlar e garantir uma rápida supressão da doença Covid-19 na comunidade.”

A preocupação do aumento do número de casos na região de Lisboa e Vale do Tejo é também sentida por parte da Associação dos Médicos de Saúde Pública. O presidente da associação, Ricardo Mexia, defende, também, a necessidade de reforço de medidas de vigilância epidemiológica, uma vez que admite não ter “nenhuma explicação para o que está a acontecer em Lisboa” nem para o facto de “não acontecer noutras zonas de maior concentração, como, por exemplo, no Porto”.

PR/HN/ Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Médicos com novo contrato coletivo de trabalho nos Açores

Os sindicatos dos médicos assinaram contratos coletivos de trabalho com o Governo Regional dos Açores (PSD/CDS/PPM) e os três hospitais da região, que preveem mais dias de férias, mais horas para formação e melhorias na avaliação de desempenho.

Smartwatches Revolucionam Monitorização do Consumo de Álcool

Uma investigação da Universidade de Bristol demonstra que smartwatches podem monitorizar o consumo de álcool com maior precisão do que métodos tradicionais. O estudo revela que esta tecnologia pode transformar intervenções futuras e melhorar o entendimento dos padrões de consumo

Descoberta Revolucionária: Novo Antibiótico Combate Gonorreia Multirresistente

Investigadores das universidades de Konstanz e Viena descobriram um novo antibiótico que ativa o mecanismo de autodestruição da bactéria Neisseria gonorrhoeae. Este avanço, publicado na Nature Microbiology, combate eficazmente variantes multirresistentes sem prejudicar outras células ou microrganismos.

Trabalho em Equipa Revoluciona Cuidados Primários para Doentes Crónicos

Um estudo da Universidade Hebraica de Jerusalém revela que o trabalho em equipa e sistemas proativos são cruciais para garantir acompanhamento médico regular a pacientes com doenças crónicas. A colaboração interdisciplinar melhora a adesão ao tratamento e os resultados de saúde

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights