Mais seis casos em Cabo Verde aumentam total para 542

6 de Junho 2020

Cabo Verde registou hoje mais seis casos de infeção pelo novo coronavírus, cinco em São Vicente e um em Santa Catarina de Santiago, elevando o total acumulado para 542 desde 19 de março, segundo atualização oficial.

De acordo com atualização feita hoje na página oficial do Governo (covid19.cv), o país passou a ter 452 casos, mais seis do que no dia anterior.

Dos novos casos, cinco são de São Vicente, que eleva o total para nove, e o outro foi diagnosticado em Santa Catarina de Santiago, que torna-se no oitavo município do país com casos confirmados da doença.

Em comunicado, o Ministério da Saúde e da Segurança Social, informou que os cinco casos em São Vicente são importados da ilha do Sal e que oito das amostras foram realizadas no laboratório de virologia em São Vicente, inaugurado na sexta-feira.

Na atualização feita hoje, não é anotado nenhum caso na cidade da Praia, o foco principal da doença, que, excetuando os três dias em que o laboratório esteve inativo na semana passada, faz com que a capital do país não regista casos diários 19 dias depois, e mantém os 450 acumulados.

Com estes novos seis casos, Cabo Verde passa a contabilizar 542, desde 19 de março, distribuídos pelas ilhas de Santiago (469), Boa Vista (56), São Vicente (09) e Sal (08).

Do total de casos registados, contabilizam-se cinco óbitos, dois doentes foram transferidos, 240 recuperados e o país tem neste momento 295 doentes internados nos isolamentos institucionais.

“Os doentes com infeção ativa continuam em isolamento e com evolução favorável de momento”, lê-se na nota, assinada pelo ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, que reforçou o apelo para as pessoas ficarem em casa e tomem os “devidos cuidados” para evitar a propagação da covid-19.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 392 mil mortos e infetou mais quase 6,7 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 2,8 milhões de doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Álvaro Santos Almeida: “Desafios globais da saúde na próxima década”

Álvaro Santos Almeida, Diretor Executivo do Serviço Nacional de Saúde, destacou hoje, no Cascais International Health Forum 2025 os principais desafios globais da saúde para a próxima década, com ênfase no envelhecimento populacional, escassez de profissionais e a necessidade de maior eficiência no setor.

Ewout Van Ginneken: Resiliência, Equidade e Inovação como Pilares da Saúde Global

Ewout Van Ginneken, Diretor do Observatório Europeu dos Sistemas e Políticas de Saúde, destacou, no Cascais International Health Forum 2025, que decorreu hoje no Estoril, a necessidade de transformação nos sistemas de saúde, com foco em modelos de cuidados integrados, prevenção, equidade e inovação tecnológica, para enfrentar os desafios globais do século XXI.

HPV Responsável por 84% dos Cancros do Ânus, Alerta LPCC

A Liga Portuguesa Contra o Cancro alerta para o aumento do cancro anal, destacando que 84% dos casos estão ligados ao HPV. A vacinação e o diagnóstico precoce são essenciais, especialmente em grupos de risco, como homens que têm sexo com homens.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights